Extensão

Projeto utiliza redes sociais para orientar e informar sobre a guarda responsável de pets

Conduzida por alunos de Medicina Veterinária da UFU, iniciativa coloca em prática o conhecimento técnico adquirido ao longo do curso

Publicado em 23/09/2021 às 14:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Sob liderança e coordenação da professora Carolina Franchi João, estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promovem, via redes sociais, o projeto de extensão “Guarda Responsável UFU”, que leva informações para toda a população a respeito das melhores formas de cuidar dos pets.

Arte: Divulgação

Franchi comenta sobre a necessidade e motivação para a criação do projeto: “Sempre tive a ideia de um programa de informações para a população, inclusive existia um projeto na instituição onde trabalhava antes, que realizava palestras sobre guarda responsável e zoonoses em escolas do Ensino Fundamental e Centros de Referência Social. Com a pandemia e o grande uso das redes sociais, surgiu a ideia de um projeto de extensão on-line, possibilitando levar estas informação aos tutores, de maneira remota.”

Sem apoio de órgãos em sua divulgação, atualmente o projeto é totalmente produzido e difundido pelos alunos do curso. A princípio, o “Guarda Responsável UFU” é produzido e tem como principais plataformas o Instagram e o Facebook. Como descrito por eles próprios, “de uma forma simples, os alunos aprendem a passar as informações técnicas que recebem na universidade para a população em geral”.

Criado com a premissa de levar aos tutores de cães e gatos conhecimento e conscientização sobre os cuidados necessários para guarda de forma responsável do pet, o projeto apresenta, por meio de postagens informativas e vídeos curtos, uma linguagem acessível que possibilita atingir o maior número possível de pessoas.

Como os perfis estão abertos para o recebimento de dúvidas de toda a comunidade, o projeto não se vê preso apenas às mídias digitais. “Com o final da pandemia, pretendemos expandir as ações para além da internet, com breves palestras e cartazes explicativos para os tutores atendidos no Hospital Veterinário da UFU, além de iniciarmos palestras em escolas e locais públicos da cidade. Com a curricularização da extensão na Faculdade de Medicina Veterinária, pretendemos que este projeto faça parte da formação de todos os alunos do nosso curso", afirma a coordenadora.

Colaborando com a disseminação de conteúdos importantes e necessários, o projeto “Guarda Responsável UFU” busca oferecer uma nova forma de relação e cuidado, cujo pilar principal é a informação e conscientização. Desta forma, além de colocarem em prática o conhecimento adquirido, os futuros médicos veterinários colaboram fazendo a diferença na sociedade.

Palavras-chave: Medicina Veterinária animais cuidados projeto extensão