Conhecimento

UFU promove um dia de palestras para a comunidade

‘Dia C da Ciência’ traz temas da atualidade abordados por pesquisadores de diversas áreas

Publicado em 10/10/2019 às 14:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

O evento faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (foto: Milton Santos)

No dia 16 de outubro, uma quarta-feira, a Universidade Federal de Uberlândia realizará o “Dia C da Ciência - A Ciência faz toda a diferença”. Serão 12 palestras de docentes de diversas áreas do conhecimento envolvendo temas da atualidade. O evento faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e é aberto ao público.

O objetivo é aproximar a universidade da comunidade, por isso, a linguagem durante as apresentações será acessível a estudantes de escolas e da sociedade em geral. Elas serão  “muito claras, simples, de apenas 20 minutos cada palestra e ao alcance de todos”, revela Kleber Del Claro, docente do Instituto de Biologia e diretor da Diretoria de Pesquisa da UFU.

As atividades, com entrada franca, acontecem no bloco 5S, no Campus Santa Mônica. Elas terão início às 8h30 e terminam no fim da tarde. Não é necessário fazer inscrição. Confira a programação:

8h30 às 10h - A ciência nas universidades contra as doenças altamente infecciosas.

• Humanos versus virus: como podemos vencer essa guerra? (Ana Carolina Gomes Jardim - Instituto de Ciências Biomédicas)

• A nanotecnologia como ferramenta para o diagnóstico de doenças (Ana Graci Brito Madurro - Instituto de Química)

• Infecções virais e parasitárias: a genética como uma solução (Matheus de Souza Gomes - Instituto de Biotecnologia)

10h15 às 11h45 - O perigo das pseudociências para a saúde: elas podem até matar!

• Terapias quânticas: contraindicações (Liliana Sanz De La Torre - Instituto de Física)

• Terapias Alternativas e o SUS - uma questão ética (Alcino Eduardo Bonella - Instituto de Filosofia)

• Pseudociências: risco à saúde física e mental (Luiz Carlos de Oliveira Júnior - Faculdade de Medicina)

14h às 16h - A internacionalização da ciência - um mundo aberto a nós!

• Produtos e serviços na Economia Circular: desafios para se atingir o balanço sustentável entre oferta e necessidade (Viviane dos Guimarães Alvim - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design)

• Internacionalização e inserção social na perspectiva do grupo [MORA] Pesquisa em Habitação (Simone Barbosa Villa - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design)

• Engenharia na atualidade (Aristeu da Silveira Neto - Faculdade de Engenharia Mecânica)

• Uso de tecnologias brasileiras portáteis na detecção de fraudes em bebidas, chás naturais, polivitamínicos e medicamentos (Eduardo Mathias Richter - Instituto de Química)

• As engenharias no panorama da revolução tecnológica (Alexandre Cardoso - Faculdade de Engenharia Elétrica)

16h30 às 17h - Razão e religião - uma visão da nova ciência (Sertório de Amorim e Silva Neto - Instituto de Filosofia)

O Dia C da Ciência é um evento anual promovido pela Diretoria de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFU.

Palavras-chave: Ciência Dia C pesquisa Dirpe Divulgação Científica