Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

13/11/2019 - 12:08 - Atualizado em 22/11/2019 - 08:28
Discentes de Medicina promovem mais uma Tenda Paulo Freire
Terceira edição da atividade ocorre no Campus Santa Mônica nesta quinta-feira (21/11), com oficinas, divulgação de serviços e ações de promoção em saúde e cuidado pessoal
por Autor: 
Hermom Dourado

Projeto ocorre semestralmente, como atividade da disciplina 'Saúde Coletiva' no curso de Medicina da UFU. (Fotos: Arquivo: pessoal)

 

Os Espaços de Saúde e Cultura (ESC) tiveram início na década de 2000 e se espalharam pelo país, inspirando a organização das Tendas de Educação Popular em Saúde Paulo Freire. Desde então, este projeto tem trazido contribuição social, política e metodológica aos eventos da área da saúde e possibilitado a inserção mais expressiva da Educação Popular no Sistema Único de Saúde (SUS).

Docente do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Fernanda Nogueira Campos incluiu a Tenda Paulo Freire como projeto semestral oferecido aos seus alunos na disciplina “Saúde Coletiva”. Chegando à terceira edição, a iniciativa está agendada para esta quinta-feira, dia 21 de novembro, no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica.

A programação transcorre a partir das 13h, contemplando oficinas, divulgação de serviços e ações de promoção em saúde e cuidado pessoal, como aferição de pressão, estética e a exibição de um ensaio fotográfico sobre masculinidade. “A Saúde Coletiva é muito relevante na formação acadêmica dos futuros médicos. Neste sentido, a tenda é um instrumento de promoção de práticas culturais da população na construção de saber sobre saúde junto à comunidade”, reforça a professora.

Ainda de acordo com ela, dentre os temas que serão abordados nas atividades desta edição do projeto, podem ser citados amamentação, medicina ayurvédica, o Centro de Referência em Atenção Integral à Saúde (Craist) e o Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual (Nuavidas).

Confira, nas imagens abaixo, alguns registros captados durante a 2ª Tenda Paulo Freire na UFU, realizada no Centro de Convivência do Campus Umuarama.

 

  

   

 

>>> Serviço

3ª Tenda Paulo Freire

  • Data: 21 de novembro de 2019
  • Horário: a partir das 13h
  • Local: UFU – Centro de Convivência do Campus Santa Mônica
  • Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 – Uberlândia (MG)
  • Instagram: @tendapaulofreire

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal