Ingressantes

#VEMPRAUFU ajuda estudantes a escolher cursos de graduação

Atividades acontecem em Uberlândia e nos campi avançados

Publicado em 01/11/2019 às 15:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Yasmin Samira: ‘Abre muito seu campo de visão para vários cursos. Gostei bastante’ (foto: Marco Cavalcanti)

No #VEMPRAUFU2019 estudantes do Ensino Médio e demais pessoas da comunidade interessadas em estudar na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estão tendo a oportunidade de conhecer melhor a instituição e suas 97 opções de cursos.

O evento, em formato de “feira de profissões”, é realizado nos campi Santa Mônica (31/10 e 1º/11), Pontal (31/10), Monte Carmelo (30/10) e Patos de Minas (30/11).

Os participantes recebem informações sobre a estrutura e funcionamento dos cursos e da UFU, as áreas de atuação profissional e as habilidades e conhecimentos necessários para cada graduação.

“Acho bastante interessante porque atrai gente de todas as escolas e dá para você ter uma noção concreta do que trata, realmente, cada coisa”, afirma Yasmin Samira, aluna do segundo ano do Ensino Médio. “Mudou muito minha visão. Por exemplo, eu queria fazer Medicina e vi que realmente eu gosto. Tem várias áreas. Abre muito seu campo de visão para vários cursos. Gostei bastante”, completa.

Rafael Canuto: ‘Tirou muitas das minhas dúvidas sobre o curso que eu queria fazer’

(foto: Marco Cavalcanti)

Rafael Canuto, também aluno do segundo ano do Ensino Médio considera o #VEMPRAUFU “muito bom”.  “Tirou muitas das minhas dúvidas sobre o curso que eu queria fazer e também ajudou a decidir o curso que eu quero fazer. Eu estava com muita dúvida entre Engenharia Química e Química. Eu soube mais sobre a diferenciação entre ele, sobre prática, mercado… me ajudou demais.”, elogia o estudante.

Júlia Amaral: ‘É muito importante ter essas feiras de profissões para a gente saber, realmente, qual curso a gente quer’ (foto: Marco Cavalcanti)

Na opinião de Júlia Amaral, que mesmo ainda estando no primeiro ano do Ensino Médio já decidiu pela Medicina Veterinária, a graduação é uma difícil escolha para os jovens, diante das diversas opções.

“São muitas áreas semelhantes. Na própria Medicina Veterinária tem: animais de grande porte, animais silvestres, animais de pequeno porte. Dentro de animais de pequeno porte tem: neurocirurgia, cardiologia, derma… Fica difícil você decidir”, exemplifica. “É muito importante ter esses eventos, essas feiras de profissão para a gente saber, realmente, qual curso a gente quer”.

Vinicius Fagundes: ‘Achei bom, para escolher algum curso, porque estou em dúvida’ (foto: Marco Cavalcanti)

O  #VEMPRAUFU2019 atraiu até estudantes do Ensino Fundamental. Incentivado pela irmã que já cursa Medicina na UFU, Vinicius Fagundes, de 14 anos, foi um dos visitantes dos estandes do Campus Santa Mônica. “Achei bom, para escolher algum [curso], porque estou em dúvida. Gostei muito do de Física, porque tinha um tanto de experimentos lá”, comenta.

Palavras-chave: #VEMPRAUFU graduação ingressantes Feira profissões