Campus Santa Mônica volta a receber o 'Vem Pra UFU'

Após um hiato de três anos, devido à pandemia de covid-19, edição presencial do evento atrai cerca de 7 mil visitantes, apresentando aos futuros universitários os cursos ofertados pela Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 13/04/2023 às 16:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O "Vem pra UFU" é uma grande ação promovida anualmente pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem por objetivo aproximar da instituição os alunos do Ensino Médio e o público externo, em geral, além de sanar as dúvidas dos estudantes sobre os cursos pretendidos por eles. O evento é tradicional, porém, por conta da emergência sanitária de covid-19, durante três anos não pôde acontecer no formato presencial. Em 2023, ele está de volta e já passou por três cidades, sendo Uberlândia a última delas, na quinta-feira passada (13/4)

A estrutura utilizada contou com salas de aula de 11 blocos do Campus Santa Mônica, além de 71 estandes montados no Centro de Convivência e no Centro Esportivo Universitário. As apresentações ficaram por conta dos monitores de cada curso, responsáveis pelas explicações e esclarecimento de dúvidas dos visitantes.

Apesar do público-alvo serem os estudantes de Ensino Médio e futuros vestibulandos, o evento também recebeu muitos que ainda cursam o Ensino Fundamental. As cerca de 7 mil pessoas que passaram pela universidade puderam imergir nos cursos de graduação, por meio de algumas atividades ofertadas nos estandes e salas. Quem cumpriu todo o circuito e carimbou o seu "passaporte" em todas as estações do #VemPraUFU teve direito até a voltar para casa com brinde: um copo personalizado do evento. Além disso, a edição contou com muita dança e presenças das baterias e associações atléticas acadêmicas.

Todos os 97 cursos de graduação da universidade e os sete cursos técnicos oferecidos pela Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU) tiveram seu espaço para apresentação. As formas de ingresso, modalidades de assistência estudantil e para inserção no mercado de trabalho e as ações dos Programas de Educação Tutorial (PETs), entre outros temas, também foram evidenciadas ao público.

Fotos: Milton Santos

Cauã Lopes e Érick Borges participaram do evento, no papel de monitores. Lopes aponta que foi por meio do "Vem Pra UFU" que conheceu o seu curso de graduação e se apaixonou por ele, a Educação Física. "A gente acha muito importante as escolas trazerem os alunos para conhecer os cursos da UFU. Inclusive, eu vim para cá por conta desse evento, que fo onde conheci o meu curso. Estamos muito felizes com toda essa adesão do projeto, por parte dos alunos e escolas esse ano", contou.

Borges estuda Engenharia Ambiental e participou pela primeira vez do evento como monitor. Ele disse que também já esteve do outro lado e veio a edições anteriores do "Vem Pra UFU" como futuro vestibulando. Questonado sobre o novo papel, relatou: "É uma ansiedade tanto para quem está apresentando quanto para quem está vindo visitar, pois quem está apresentando quer mostrar o porquê o curso é bom e quem está vindo está buscando experiência para saber qual curso irá escolher."

De acordo com os organizadores desta edição do "Vem Pra UFU", houve muita procura por todos os cursos da instituição e ela recebeu uma quantidade expressiva de visitantes tanto no período da manhã quanto à tarde. Dentre os alunos que foram ouvidos durante a cobertura do perfil @ufu_oficial, a opinião era unânime: atividades como esta são primordiais para a escolha de um curso, pois ajudam os vestibulandos a conhecerem melhor e com mais exatidão o futuro acadêmico.

Confira mais imagens do evento, pelas lentes do fotógrafo Milton Santos, nas galerias especiais: PARTE 1, PARTE 2 e PARTE 3.

"O #VemPraUFU é organizado pela nossa pró-reitoria e tem o intuito de apresentar para a população, com foco nos alunos do Ensino Médio, tudo que a universidade pode oferecer. Após passar, respectivamente, por Patos de Minas, Ituiutaba e Uberlândia, a programação deste ano será encerrada em Monte Carmelo, em data ainda a ser definida", informou a pró-reitora de Graduação, professora Kárem Ribeiro.