Patos de Minas abre a edição 2023 do #VempraUFU, e com sucesso

Evento retorna ao modo presencial, após a pausa por conta da pandemia de covid-19

Publicado em 06/04/2023 às 13:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Em todos os três turnos do evento a escola ficou lotada de estudantes. (Fotos: Milton Santos)

De volta aos encontros calorosos, à conversa olho no olho e à experiência presencial. Assim foi o #VempraUFU em Patos de Minas, na última terça-feira, 4 de abril. O evento, que não acontecia desde 2019 por conta da paralisação das atividades presenciais, devido à pandemia da covid-19, voltou a programação normal e já teve sucesso logo no primeiro dia da edição 2023. As atividades foram nas dependências da Escola Estadual Marcolino de Barros.

O #VempraUFU é um evento organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que, em parceria com a equipe do Campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o corpo técnico e docente da E.E. Marcolino de Barros, apresenta a UFU e seus cursos aos estudantes que estão em fase de vestibular.

O encontro da universidade com os pré-vestibulandos aconteceu nos três turnos do dia. No período da manhã, na cerimônia de abertura, houve a participação de autoridades locais e da UFU. Estavam presentes o prefeito da cidade, Luís Eduardo Falcão, o superintendente regional de Ensino, Carlos Coimbra, a diretora da E.E. Marcolino de Barros, Bruna de Andrade, além da pró-reitora de Graduação, Kárem Ribeiro, o assessor do Campus Patos de Minas, Matheus Gomes, e o reitor Valder Steffen Junior, este que teve a honra de fazer a abertura oficial do evento na escola em que estudou na juventude.

Da esquerda para a direita: Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas; Kárem Ribeiro, pró-reitora de Graduação; Valder Steffen Junior, reitor; Julia Fonseca, estudante da E.E. Marcolino de Barros; Bruna de Andrade, diretora da escola; e Hélder Eterno da Silveira, pró-reitor de Extensão e Cultura

No #VempraUFU de Patos de Minas, os estudantes puderam ver de perto e conversar com os acadêmicos dos cursos de Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação. Também contaram com espaços para interação com o Diretório Acadêmico do campus e a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias e Biotecnologia.

Diretora da escola que recebeu o evento, a professora Bruna de Andrade comentou que gostou da ideia de sediá-lo e ficou satisfeita com a adesão do público patense. “Eu achei muito interessante quando eu fui procurada pela equipe UFU para realizar o #VempraUFU aqui na escola. Acho que os alunos do Ensino Médio estavam precisando desse momento para que a universidade passe a fazer parte da vida deles, porque a gente sabe que, com a pandemia, a gente perdeu muito isso. [...] Espero que esse evento tenha consequências para o futuro deles e também acho que faz parte do processo de socialização. Conhecer é fundamental”, opinou.

De estudante para estudante

José Victor Ferreira e Adrian Felipe estão cursando o 3º ano do Ensino Médio e marcaram presença na parte da noite do #VempraUFU Patos de Minas. Ambos ficaram encantados pelos trabalhos apresentados nos estandes, principalmente nos da Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação. “Eu achei bem interessante o da impressora 3D, do sinal de decodificação que eles criaram o canal daqui da UFU”, relatou José Victor. “Eu gostei do [estande] da Engenharia mesmo, de montar os robozinhos, essas coisas”, completou o colega, Adrian. Entre os dois, somente o João Victor já tem uma possível graduação em mente. Ele disse que deseja cursar Filosofia ou História.

Estudantes conhecendo um pouco mais sobre o curso de Engenharia de Alimentos

Mesmo que pouquíssimos cursos da UFU fossem apresentados neste primeiro dia de evento, a visita era de grande valia. Além de poder conhecer a história e ouvir a experiência dos estudantes da UFU com as suas graduações e pós-graduações, também havia estandes informando sobre os programas de assistência estudantil e intercâmbio. A estudante de Biotecnologia Rafaella Guerin apresentou o seu curso para os estudantes que passaram pelo seu estande. Ela disse acreditar que essa visita é muito importante para que os estudantes conheçam o universo de graduações. “Como o contato é direto com os alunos e com o que a gente faz, eles têm um contato muito humano com a gente. [...] Teve gente hoje, aqui, que não tinha nem noção do curso e saiu daqui muito mais encontrada, mais familiarizada com a faculdade [...] Porque na faculdade, quando você entra, você não tem essa noção. Ter contato com a grade [curricular] e com o que as pessoas fazem, eu acho que te dá muito suporte e é muito importante isso”, afirmou a graduanda.

Rafaella também já esteve presente do outro lado da história. Durante seu tempo de Ensino Médio, participou do #VempraUFU e foi por meio dele que conseguiu se direcionar sobre a graduação que iria cursar. Ela avalia que esse é o maior evento, o que mais representa a universidade e os cursos em si, já que as pessoas podem fazer a comparação dos cursos e ver o outro lado de quem entra na faculdade. Além disso, ela também valoriza a experiência e apresentar seu curso e a UFU. “Eu acho que é uma experiência muito válida. Para todo mundo que vem aqui você repassa o seu conhecimento e a pessoa sai sabendo muito mais”, completou a futura biotecnóloga.

Confira mais imagens do evento, pelas lentes do fotógrafo Milton Santos, nas galerias especiais: PARTE 1 e PARTE 2

Próximas paradas

As cidades de Ituiutaba, Uberlândia e Monte Carmelo também serão sede do #VempraUFU. Os encontros acontecerão, respectivamente, nas seguintes datas:

• Ituiutaba: 10/04, das 8h às 17h;
  • Uberlândia (campus Santa Mônica): 13/04, das 8h às 17h;
  • Monte Carmelo - data ainda a ser definida.