Mobilidade Acadêmica

‘Promover’: UFU oferece 1.430 vagas em 40 cursos

Projeto lançado pela Andifes possibilita que estudantes de graduação de universidades federais cursem remotamente componentes curriculares em outras instituições da rede; inscrições na UFU terminam nesta quarta-feira (12/05)

Publicado em 05/05/2021 às 12:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou, no início de 2020, o projeto piloto do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover) – com a participação das universidades federais do Rio Grande (FURG), Maranhão (UFMA), Sul da Bahia (UFSB) e de Goiás (UFG). A segunda etapa da iniciativa está começando neste mês, com a adesão de mais oito instituições, totalizando 12. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) integra a lista.

“Em suma, ele é uma iniciativa para permitir que os alunos de uma universidade federal cursem componentes curriculares em outras instituições da rede, na modalidade remota. Esta oportunidade enriquecerá a formação dos discentes com conteúdos não oferecidos pelos PPCs [Projetos Pedagógicos de Cursos] das universidades de origem, além de oportunizar a interatividade com especificidades sociais, culturais e diversidades metodológicas das universidades de destino. Os esforços para a consolidação do programa são no sentido de, nas próximas etapas, possibilitar que as outras 57 universidades federais brasileiras tenham a oportunidade de integrá-lo”, comenta a professora Noézia Maria Ramos, coordenadora da Mobilidade Nacional e do Promover na UFU. Segundo ela, pretende-se, em futuras ações, ampliá-lo para atender os outros dois tripés da educação que são as atividades de extensão e pesquisas junto aos programas de pós-graduação.

Neste primeiro momento, a UFU vai oferecer pelo programa 339 componentes curriculares de graduação, totalizando 1.430 vagas – distribuídas entre 40 cursos, vinculados a 27 unidades acadêmicas - para matrícula de discentes de outras universidades. “Todas as informações e documentações necessárias aos acadêmicos, aos docentes e às universidades parceiras serão disponibilizadas na página da Mobilidade Nacional, que está em ‘fase de construção’ e ocupará a aba Mobilidade Nacional no Portal da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)”, acrescenta a coordenadora.

Confira, na imagem abaixo, o cronograma adotado pela UFU no Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior:

O lançamento do edital ocorreu no último dia 06 de maio e foi transmitido pelo canal da Andifes no YouTube.