Mobilidade Acadêmica

Novo bloco do ‘Promover’ conta com 1.005 vagas em componentes curriculares na UFU

Projeto lançado pela Andifes possibilita que estudantes de graduação de universidades federais cursem remotamente componentes curriculares em outras instituições da rede; inscrições estão abertas e vão até esta quarta-feira (24/11)

Publicado em 19/11/2021 às 17:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou, no início de 2020, o projeto piloto do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover) – com a participação das universidades federais do Rio Grande (FURG), Maranhão (UFMA), Sul da Bahia (UFSB) e de Goiás (UFG). Encerrada no último mês de outubro, a segunda edição contou com a inserção de mais sete Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), sendo elas: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A terceira edição do programa foi dividida em dois blocos, devido à especificidade temporal dos calendários acadêmicos de cada universidade, e conta com a inserção de mais quatro IFES - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Sergipe (UFS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O bloco 1 teve inscrições no mês de outubro, com disciplinas das universidades FURG, UFES, UFMA, UFPA, UFRN, UFSM, computando um total de 3.962 vagas em componentes curriculares aos estudantes das IFES participantes do programa. Já o bloco 2 está com inscrições abertas, entre os dias 18 e 24/11.

"Este bloco está sendo composto por disciplinas da UFU e de outras quatro universidades - UFG, UFSB, UnB e UFV. Na nossa instituição estão sendo oferecidas 1.005 vagas, em componentes curriculares nas áreas de Humanas, Exatas e da Terra, Biológicas, Engenharias, Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes", comenta a professora Noézia Maria Ramos, coordenadora da Mobilidade Nacional e do Promover na UFU.

Ela acrescenta que o Promover prevê, aos alunos de graduação das instituições participantes, a oportunidade de cursarem até três disciplinas (somando os dois blocos), ofertadas dentro do programa por qualquer uma das onze IFES participantes, exceto a instituição de origem: "Os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia poderão se inscrever nas IFES deste segundo bloco, que ocorrerá eletronicamente, pelo link https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/promover."

Para mais informações, basta acessar o EDITAL ou entrar em contato via e-mail: promover.ifes@prograd.ufu.br.