TECNOLOGIA

Sistema de Bibliotecas passa a oferecer nova ferramenta de busca

EBSCO Discovery Service (EDS) possibilita que usuários façam a pesquisa em uma única plataforma e obtenham os resultados de várias bases de dados

Publicado em 17/12/2019 às 12:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Equipe da Divisão de Informatização está fazendo últimos ajustes, como o mapeamento de bases para a integração com o EDS. (Foto: Alexandre Costa)

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (Sisbi/UFU) adquiriu a assinatura do EBSCO Information Services (EDS). A novidade, prestes a ser disponibilizada à comunidade acadêmica, tem como principais objetivos proporcionar a visibilidade da produção científica e garantir o acesso à informação pelos usuários.

Coordenador da Divisão de Informatização (Diinf), Nelson Marcos Ferreira, explica que o EDS integra em um único sistema todas as bases de dados atualmente disponíveis no Sisbi: “Em suma, o usuário pesquisa em uma única plataforma e obtém os resultados de várias bases de dados, facilitando, assim, a recuperação da informação. Ele irá integrar as plataformas de bases de dados assinadas pela UFU: Catálogo do Sophia; Repositório Institucional; Plataformas de e-books; Portal Capes; assim como o DataVerse, quando ele for implementado.”

Ferreira comenta que, com login e senha, é possível ter acesso ao sistema e a rotinas específicas dentro de um determinado perfil de usuário, tal qual já acontece atualmente com o Sophia. “Vale frisar que o EDS não vem para substituir o Sophia ou qualquer outra base de dados. A função dele é fazer a integração delas em um único layout de busca e recuperação da informação”, relata, acrescentando que neste momento a equipe da Diinf está trabalhando na fase de mapeamento de bases para a integração com o EDS, além do desenvolvimento do layout de busca do serviço: “Este mapeamento refere-se a informar como e quais dados de nossos catálogos deverão ser mostrados no sistema.”

Serviços

O pacote EDS é composto por três serviços, sendo eles: DynaMed Plus, Coleção de e-books eBook Academic Collection e a ferramenta de serviço de descoberta Discovery Service™ – EDS.

O DynaMed Plus é uma ferramenta de referência clínica criada por médicos para médicos e outros profissionais de saúde para uso no local de atendimento. Composta com resumos organizados com mais de 3.200 tópicos, fornece o conteúdo mais recente e recursos com relevância, validade e conveniência, tornando a ferramenta um recurso indispensável para responder a maioria das questões clínicas durante a prática.

Composta com mais de 180 mil livros de texto completo com acesso ilimitado, a coleção de e-books eBook Academic Collection contempla os títulos dos principais editores universitários, como: Oxford University Press, MIT Press, State University of New York Press, Cambridge University Press, University of California Press, McGill-Queen's University Press, Harvard University Press and many others Additional academic publishers include Elsevier, Ashgate Publishing, Taylor & Francis, Sage Publications and John Wiley & Sons.

“O total de e-books é 180.282, sendo 24.236 de Ciências Aplicadas, 1.521 de Ciências Agrárias, 5.418 de Ciências Biológicas, 80.500 de Humanidades e Ciências Sociais, 17.171 de Ciências Sociais Aplicadas, 12.369 de Engenharia e Computação, 38.568 de Literatura e Artes, além de 499 outros”, detalha a diretora do Sisbi, Fabiana de Oliveira Silva.

Por fim, a Discovery Service™ – EDS é uma ferramenta que permite o acesso a todo conteúdo informacional disponibilizado pela biblioteca, por meio de uma única interface. O EDS coleta metadados de fontes internas (catálogo da biblioteca, repositório institucional) e possui um robusto e abrangente índice de fonte externas (fornecedores de bases de dados), criando um serviço pré-indexado sem precedente em tamanho, velocidade e relevância.

>>> Acesse os sites de algumas bibliotecas que já utilizam o EDS