TCC da Administração avalia qualidade da internação no Hospital de Clínicas

Pesquisa revela que 86,6% de pacientes e acompanhantes estão satisfeitos com serviço recebido em unidade da UFU

Publicado em 17/01/2020 às 14:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Foram entrevistados 314 pacientes e acompanhantes. (Foto: Marco Cavalcanti)

Durante todo o mês de outubro do ano passado, a pesquisadora Helena Freitas Borges Gomes esteve no setor de internação do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU), para investigar como pacientes e acompanhantes avaliam a qualidade dos serviços de saúde que recebem no hospital-escola da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Foram entrevistadas 314 pessoas. As respostas foram analisadas e, juntamente com informações obtidas no setor de estatística do hospital, compuseram o trabalho de conclusão de curso (TCC) elaborado por Gomes, com orientação do professor Victor Manuel Barbosa Vicente, e defendido em dezembro, no curso de Administração do Campus Pontal da UFU.

“A pesquisa revelou que a população tem avaliado de forma positiva os serviços prestados no setor de internação do hospital universitário da UFU, tanto em aspectos da estrutura física quanto do atendimento feito pelos médicos e funcionários”, afirma Gomes. O estudo constatou que, de modo geral, 86,6% dos usuários do hospital estão satisfeitos com o serviço que receberam na internação e que a equipe médica tem conseguido aplicar diagnósticos e tratamentos acertados.

A estudante e o orientador também identificaram pontos de melhoria. “É preciso melhorar a gestão dos leitos, a fim reduzir o tempo médio de permanência dos pacientes, dentro dos padrões ditados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), favorecendo, desta forma, o acesso à internação menos demorada e dispendiosa”, afirma Gomes. “Outro ponto que merece destaque é a necessidade de melhorar a divulgação dos canais de apoio ao usuário, pois a maioria das pessoas não sabia onde reclamar caso precisasse, mesmo com a presença de uma sala de ouvidoria e outra de assistência social no local”, completa a pesquisadora.

O modelo de avaliação de qualidade dos serviços dos hospitais universitários utilizado no estudo foi adaptado de outro, chamado de The Collaborative for Excellence in Healthcare Quality, desenvolvido no Canadá. O método reúne 17 indicadores, divididos em cinco dimensões: acesso, eficiência, eficácia, segurança e satisfação/experiência do paciente.

O TCC “Aplicando o modelo The Collaborative for Excellence in Healthcare Quality para avaliação da qualidade de serviços públicos de saúde prestados nos hospitais universitários: um estudo de caso no setor de internação do hospital das clínicas de Uberlândia” está disponível no Repositório Institucional da UFU.

Da esquerda para a direita, o professor Victor Vicente, a professora Juliene Barbosa Ferreira, a estudante Helena Freitas Borges Gomes e o professor Alzemar José Delfino na defesa do TCC (Foto: Arquivo pessoal)

Palavras-chave: administração saúde Hospital HCU TCC Divulgação Científica Ciência