Pular para o conteúdo principal
Divulgação

Popularização da ciência é tema de palestra

Coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações apresentou relatório em visita à UFU

Publicado em 21/02/2020 às 16:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Palestra reuniu docentes, alunos de graduação e pós-graduação da UFU e representantes da Prefeitura Municipal e do IFTM (foto: Milton Santos)

O professor de Química e coordenador-geral de Popularização e Divulgação da Ciência, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ivo Leite Filho, aproveitou a passagem pela Universidade Federal de Uberlândia, a convite de participação em banca de mestrado, para apresentar à comunidade da UFU, na manhã desta sexta-feira, 21/02, a Pesquisa sobre Percepção Pública de Ciência e Tecnologia. O levantamento foi realizada em 2019, pelo MCTIC. 

A palestra reuniu docentes da UFU, alunos de graduação e pós-graduação, e também representantes da Prefeitura Municipal de Uberlândia e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). 

Leite Filho ressalta a importância do diálogo entre o MCTIC e as universidades públicas. “A possibilidade de trocar as informações, explicar qual é a política do Ministério de Ciência e Tecnologia nesta gestão é um princípio importante. Este é o caminho mais correto para conquistarmos outros espaços da ciência e da tecnologia”, afirma. O coordenador também ressaltou a participação da UFU e parcerias com o ministério, uma vez que “na Universidade Federal de Uberlândia temos ótimos exemplos de projetos que estão dando certo”, conclui.

A palestra também serviu de inspiração aos futuros cientistas da UFU, como a Heidie Torres, graduanda do último ano em Física. Segundo ela, “a palestra trouxe dados importantes quanto à gestão do Ministério da Ciência, que muitas pessoas desconhecem apesar de ser informação pública”, declara. De acordo com a estudante, as discussões ocorridas após o evento estimularam o lado crítico em relação ao que pode ser feito e o papel fundamental de cientistas  para popularizar a ciência. 

O evento atraiu diversos docentes e pesquisadores da UFU que trabalham com a popularização da Ciência. A professora Silvia Martins dos Santos é coordenadora do Museu Diversão Ciência e Arte (DICA), vinculado ao Instituto de Física. Para a docente “é preciso cuidar da forma como conversamos com as pessoas que não estão na universidade. Questionar a imagem que está sendo passada ao público, porque a forma pela qual a sociedade nos enxerga impacta no nosso trabalho”. 

A física destaca que é importante ter um espaço no governo para pensar estratégias e políticas públicas para a popularização da ciência, por meio de feiras, olimpíadas, semanas temáticas da ciência formando uma rede nacional. 

A coordenadora do DICA ressalta a importância das ações do ministério para o museu, uma vez que “ele recebe auxílio das políticas públicas do Ministério da Ciência e da Tecnologia. Todas as ações que fazemos são importantes para que o MCTIC identifique na prática o que a Universidade Federal de Uberlândia tem feito”, finaliza.

Palavras-chave: Ciência popularização Divulgação MCTIC coordenador

A11y