25/03/2020 - 17:29 - Atualizado em 31/03/2020 - 17:27
Redução do financiamento à pesquisa decorre da publicação da Portaria 34
Diélen Borges

Foto: Alexandre Costa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), publicou, no dia 9 de março, a Portaria 34, que dispõe sobre as condições para fomento a cursos de pós-graduação stricto sensu pela coordenação. Na prática, a portaria altera as regras para distribuição de bolsas no país.

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o total de bolsas de pós-graduação sofreu uma redução de 9,2%. Segundo a diretora de Pós-Graduação da UFU, Eloísa Ferro, o principal problema é que, apesar de a portaria dispor que a diminuição não seria superior a 50%, há programas na UFU, como o de Direito e Engenharia Civil, que sofreram cortes de todas as bolsas, além de outros cujos cortes também ultrapassam o que foi definido pela portaria.

Veja na planilha abaixo a quantidade de bolsas da Capes ofertadas na UFU antes e depois da Portaria 34.

O Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop) divulgou nota em que conclama à Capes a "imediata revogação" da portaria e o restabelecimento do "caminho do diálogo de que tanto o Brasil necessita, particularmente nesse momento de crise gerada pela pandemia causada pelo COVID-19, cujo enfrentamento demanda o fortalecimento da nossa capacidade de produção científica e tecnológica".

TÓPICOS: