CIÊNCIA

HC-UFU integra coalizão de hospitais que testam medicamentos contra coronavírus

Casos leves, graves e ambulatoriais estão sendo monitorados por cientistas da universidade

Publicado em 27/04/2020 às 15:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Hospital de Clínicas da UFU participa dos estudos Coalizão Covid-19 Brasil e HU-COmVIDA. (Foto: Milton Santos)

A possível cura para a Covid-19 ainda não foi encontrada, mas a ciência está em busca disso. No Brasil, uma coalizão formada por 86 hospitais públicos e particulares está testando medicamentos em pacientes infectados pelo novo coronavírus. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) integra essa força-tarefa e também outra, formada por instituições federais.

Ao todo, a UFU está em quatro estudos clínicos multicêntricos para avaliação de medicamentos contra a doença. Três desses estudos fazem parte do projeto Coalizão Covid-19 Brasil, liderada pelos hospitais Albert Einstein, HCor, Sírio-Libanês, Moinhos de Vento, Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BricNet), com o apoio da empresa farmacêutica EMS e em parceria com o Ministério da Saúde.

O HC-UFU integra o estudo I (casos leves e moderados), o estudo II (casos graves) e o estudo V (pacientes ambulatoriais). Trata-se de um estudo clínico randomizado, o que significa que pacientes com coronavírus são selecionados aleatoriamente, recebem tratamento com hidroxicloroquina e azitromicina e são monitorados pelos pesquisadores.

O quarto projeto integrado pelo hospital da UFU é o Estudo HU-COmVIDA, coordenado pelo Hospital Universitário da Universidade de Brasília (UnB), que também avalia o uso de hidroxicloroquina e azitromicina em pacientes com insuficiência respiratória por Covid-19 nos hospitais universitários federais da rede Ebserh.

"Ainda não temos evidências científicas robustas sobre uso adequado ou contraindicação dessas drogas. Para isso, são necessários vários protocolos de estudos clínicos, que têm várias fases. É um processo longo e complexo", explica o médico e gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFU, professor Nilton Pereira Júnior, vinculado à Faculdade de Medicina da UFU. Segundo ele, a previsão é de que os primeiros resultados sejam obtidos no fim de maio.

Palavras-chave: UFUContraOCorona coronavírus COVID-19 Medicina HC Ciência