Publicado em 29/05/2020 às 16:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52
O tempo, presente no livro Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, é o tema de uma das narrações (Foto: reprodução do filme Lavoura Arcaica)
“Rico não é o homem que coleciona e se pesa no amontoado de moedas, e nem aquele, devasso, que se estende, mãos e braços, em terras largas; rico só é o homem que aprendeu, piedoso e humilde, a conviver com o tempo."
Esse é um trecho de um dos podcasts “Poéticas Sociais: experiências humanas em textos literários”, que, em sua primeira edição, veiculada no dia 15 de maio, aborda o tempo, a partir de passagens do livro Lavoura Arcaica, do paulista Raduan Nassar. Em 2016, Nassar foi consagrado por sua obra, ao receber o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa.
“Considerando nossa dificuldade, especialmente neste período pandêmico, de lidar com o tempo – uma espécie de estado permanente de espera, sem saber quando ela terá fim – o texto pode nos inspirar ao dizer da importância de saber conviver com o tempo”, justifica a antropóloga Valéria Martins, que é docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU) e idealizadora do projeto.
Nas gravações em áudio, que duram em média cinco minutos, é feita, no início, uma breve apresentação do texto e do(a) autor(a) e estabelecida alguma relação do tema com o momento pandêmico.
“Em meio à pandemia, e a incontáveis falas e análises técnicas, recomendações e limitações com as quais temos lidado, o Poéticas Sociais é uma tentativa de delinear um tempo-espaço de respiro em meio a tudo isso, trazendo um pouco de sensibilidade e delicadeza para o momento”, explica a docente.
A iniciativa faz parte de um projeto de extensão, o “De Quarentena com o Incis”, do Instituto de Ciências Sociais. Na unidade acadêmica, foi criado um comitê para promover e viabilizar atividades on-line que discutam diferentes dimensões da vida social durante a pandemia.
“Como sabemos, não só os alimentos nos nutrem. E como eu, pessoalmente, me sinto bastante nutrida pela poesia, penso que outras pessoas podem também se sentir do mesmo modo. Que estes textos literários e sua poesia possam nos acalentar e nos dar forças para seguirmos adiante”, diz Valéria Martins.
O podcast é quinzenal, com publicações às sextas-feiras. Ele está disponível no Youtube e no Spotify. Na programação já definida serão abordados os seguintes temas: O olhar da criança diante do mundo (29 de maio) e O silêncio, segundo obra de matriz indígena (12 de junho).
Poéticas Sociais: experiências humanas em textos literários
Narração e produção: Profa. Valéria Martins e Prof. Márcio Ferreira de Souza
Edição: Profa. Valéria Martins
Vinhetas: Leobaldo Prado
Arte: Maiana Martins Perdomo
Palavras-chave: Poéticas sociais literatura pandemia podcast incis
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS