Luto

Professor teve dois mandatos consecutivos nos anos 1980

Publicado em 13/06/2020 às 22:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Foto: Close Comunicação

A Universidade Federal de Uberlândia comunica, com pesar, o falecimento de seu ex-reitor Ataulfo Marques Martins da Costa, ocorrido no início da noite deste sábado (13/6). Ele tinha 75 anos e estava internado num hospital em Brasília. Professor e economista, foi reitor por dois mandatos consecutivos (1980/1984 e 1984 a 1988). O corpo do professor será velado e cremado no Jardim Metropolitano Cemitério e Crematório em Valparaíso de Goiás, em cerimônia reservada à família. A cremação ocorrerá segunda-feira, 15, às 10 horas.

Ataulfo era casado com Marise Guimarães P. Lima e deixa três filhos: Antônio Augusto, Flávia e Maria Rita. Ele sofreu um AVC hemorrágico e chegou a ser submetido a uma cirurgia delicada. Infelizmente, porém, o procedimento não conseguiu reverter o quadro, nem mesmo com todo o empenho da equipe médica que o assistiu também nos dias seguintes.

O atual reitor da UFU, professor Valder Steffen Júnior, destaca que foram durante os mandatos de Ataulfo Costa que surgiram os primeiros projetos de pesquisa e os primeiros programas de pós-graduação da universidade. “Foi um momento de consolidação da nossa instituição. Ele muito trabalhou, muito colaborou para que a jovem universidade pudesse se consolidar e se tornar muito importante em toda a nossa região”, afirma. E acrescenta: “Ficam aqui o nosso abraço e os nossos sentimentos a toda a família do professor Ataulfo, bem como o nosso reconhecimento pelo seu trabalho e contribuição à Universidade Federal de Uberlândia.”

Neste domingo, 14, Steffen publicou uma portaria que declara luto oficial de três dias na UFU, em homenagem ao ex-reitor.

Legado

No ano de 2018, o "Jornal da UFU" teve uma edição especial por conta das comemorações pelos 40 anos de federalização da universidade - acesse AQUI. Confira, abaixo, algumas conquistas da instituição ocorridas durante as gestões do professor Ataulfo Marques Martins da Costa e que foram citadas na referida publicação:

• 1981 -  Integração da Escola Técnica de Enfermagem Carlos Chagas à UFU, passando a ser denominada Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU);
  • 1982 - Criação da Fundação de Apoio Universitário (FAU);
  • 1983 -  Transformação da escola Nossa Casinha em Escola de Educação Básica (Eseba/UFU), deixando de ser escola benefício para se tornar escola pública e, posteriormente, colégio de aplicação;
  • 1987 - Criação da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário (Fundap);
  • 1988  - Criação da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU).

'A Universidade Federal de Uberlândia representa, hoje, a concretização do grande esforço da comunidade uberlandense, constituindo a sua obra de maior significação cultural, social e política.' (Ataulfo Marques Martins da Costa, reitor da UFU - declaração proferida no lançamento do livro 'A UFU no imaginário social', em 1988. Foto: Arquivo UFU)

Palavras-chave: luto Falecimento ex-reitor UFU Ataulfo Marques Martins da Costa