Luto

Morre José de Paulo Carvalho

Ex-professor teve papel importante em meados da década de 70, atuando como reitor pró-tempore da Universidade de Uberlândia (UnU), que viria a se transformar em UFU poucos anos mais tarde

Publicado em 02/11/2020 às 13:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Imagem: Reprodução YouTube/Canal Portal da Close

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informa, com pesar, o falecimento de José de Paulo Carvalho, engenheiro químico e ex-professor da instituição, ocorrido na manhã desta segunda-feira (02/11). A morte foi causada por complicações decorrentes de um câncer no pâncreas.

O corpo será velado, das 14 às 15 horas, na Funerária Olavo Chaves, localizada na Rua Silviano Brandão, 76, no Centro de Uberlândia. Após este horário, o cortejo seguirá para o Cemitério Parque dos Buritis. Na capela do local, ocorrerá mais uma hora de velório, das 16 às 17 horas. Na sequência, será realizada a cremação.

Casado com Ana Maria, deixa também seis filhos - Vinícius, Luiz Cláudio, Karine, Thaís, Paulo Márcio e João Lucas -, genros, noras e 12 netos. Ele tinha 77 anos de idade, era natural de Carmo do Rio Claro (MG) e formou-se na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1968. Em virtude do falecimento, o atual reitor da UFU, professor Valder Steffen Júnior, expediu portaria decretando na instituição um LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS.

Personagem marcante

Registro da inauguração do Bloco C, no Campus Santa Mônica, em 1975, evento que também comemorou os 10 anos de criação da Faculdade Federal de Engenharia; Carvalho é o primeiro, da direita para a esquerda. (Foto: Reprodução/livro A UFU no Imaginário Social)

José de Paulo Carvalho foi reitor pró-tempore da então Universidade de Uberlândia (UnU), mais tarde UFU, no período de 26/12/1975 a 08/05/1976. Sobre este momento, Carvalho declarou: “A decisão do governo federal, através do ministro Ney Braga, de nomear reitor pró-tempore para a nossa Universidade, foi um ato histórico, pois foi o princípio de sua federalização. Na época o que havia nessa Universidade, eram faculdades isoladas, com total autonomia, não havia uma integração, não havia um relacionamento entre as diversas faculdades, entre o pessoal. De modo que ser reitor pró-tempore dessa Universidade com características de federal foi uma oportunidade ímpar de aprendizado. Foi uma fase em que passou a existir um relacionamento entre as diversas faculdades, entre pessoas que tinham formações diferentes e interesses diversificados. Foi uma fase que eu diria de início de transição, de superação de dificuldades que compunham a Universidade. Nessa época foi feito um levantamento, um raio-x da universidade, quando passamos a conhecer a realidade do momento. E a partir desse levantamento institucional, começou-se a pensar no futuro da Universidade. Pensou-se na instalação do Campus, na sua integração, em seu espaço físico, na melhoria de seus recursos humanos, buscando o aperfeiçoamento e realização de cursos de pós-graduação para todo o corpo docente.” - entrevista gravada em março de 1988 – (CAETANO, Coraly Gará & DIB, Miriam Michel Cury, eds.  A UFU no Imaginário Social. Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, 1988)

Confira, no vídeo abaixo, uma entrevista concedida por José de Paulo Carvalho ao publicitário Celso Machado, no quadro "Papo Geraes". Ela foi exibida no dia 6 de julho de 2013, durante a edição 404 do programa "Uberlândia de Ontem e Sempre".

Palavras-chave: luto Falecimento José de Paulo Carvalho ex-reitor pró-tempore