Luto

Morre Marlene Colesanti

Professora do Instituto de Geografia homenageada com título de 'Mérito Universitário' recentemente será velada nesta sexta-feira (1º/12), no auditório do Bloco 3Q; UFU está de luto oficial por três dias, com bandeiras hasteadas a meio mastro

Publicado em 01/12/2023 às 10:17 - Atualizado em 04/12/2023 às 08:14

Foto: Fabiano Goulart

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está de luto oficial de três dias, a partir desta sexta-feira, 1º de dezembro. Aposentada no último dia 1º de março - como professora Titular e após completar exatos 43 anos, 8 meses e 13 dias de estudos, pesquisas, orientações, ensinamentos e aprendizados na universidade e em Uberlândia –, Marlene Teresinha de Muno Colesanti faleceu.

Apesar de vinculada ao Instituto de Geografia (IG), a docente foi homenageada, em 12 de maio, com o título de "Mérito Universitário" proposto pela direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD/UFU), mais especificamente por iniciativa dos primeiros colegas de trabalho de Colesanti na UFU, nos anos de 1980, no antigo “CEHAR”, unidade acadêmica comum dos atuais IG e FAUeD. “Estas áreas do conhecimento já pertenceram e se agruparam, no passado, em um único centro – o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CEHAR) –; portanto, as interfaces acadêmicas e administrativas já existiram, oportunizaram e influenciaram as ações e atividades que estão registradas no rico currículo acadêmico/científico da professora Marlene Colesanti”, registrou o autor do parecer aprovado pelo Conselho Universitário (Consun), José Antônio Galo, docente do Instituto de Ciências Biomédicas (Icbim/UFU).

O velório da professora Marlene Colesanti ocorre nesta sexta-feira, das 14 às 20 horas, no mesmo local em que ela recebeu o justo reconhecimento por tantos anos de dedicação e bons serviços prestados à Universidade Federal de Uberlândia, o auditório do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica. O sepultamento será realizado amanhã, sábado, no município de Catanduva (SP).

Professora Marlene exibe o título recebido, sendo aplaudida pelas autoridades da UFU presentes na sessão solene
Sessão solene especial do Consun em homenagem à professora Marlene foi realizada em maio deste ano, dois meses após a sua aposentadoria. (Foto: Milton Santos)

Notas de pesar

• Administração Superior: "A Universidade Federal de Uberlândia - UFU manifesta profundo pesar pelo falecimento da Profa. Marlene Teresinha de Muno Colesanti, ocorrido nesta sexta-feira (01 de dezembro de 2023). A Profa. Marlene era lotada no Instituto de Geografia, e atualmente aposentada. A UFU destaca sua grande dedicação pelos trabalhos no campo do ensino, pesquisa e extensão, bem como, pela luta constante em defesa do meio ambiente e pela defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade. Neste momento de grande tristeza e dor, externamos nossa solidariedade aos familiares e amigos."

• Diretoria do Instituto de Geografia: "... Não só no âmbito do Instituto de Geografia, mas na UFU e também regionalmente, a Professora Marlene sempre participou ativamente dos processos acadêmicos, políticos, administrativos e sociais, desde sua chegada à Instituição. Após a triste notícia de seu falecimento, colegas de unidade e discentes fizeram várias menções à trajetória da professora, destacando sua atuação como docente, chefe de gabinete da Reitoria, coordenadora na Pós-graduação em Geografia, diretora do Instituto de Geografia e como voz ativa em importantes Conselhos municipais, regionais e estaduais. O nome da Professora Marlene Colesanti sempre esteve associado às questões de alta relevância socioambiental, especialmente nos temas de Planejamento Urbano, Educação Ambiental e Sustentabilidade. A Professora Marlene, que agora descansa em paz, sempre será parte do Instituto de Geografia.”

• Diretoria Executiva da ADUFU - Seção Sindical: "A (...) gestão 'Florescer nas Lutas' lamenta profundamente o falecimento da professora do Instituto de Geografia (IG) UFU e filiada à ADUFU desde 1980, Marlene de Muno Colesanti. Ela foi Primeira Secretária da ADUFU de 1985 a 1987.

A professora Marlene Colesanti é uma referência no trabalho acadêmico e na atuação política. Sempre esteve presente nas lutas ambientais e posicionou-se firmemente em favor dos marginalizados/as.

Marlene foi professora da graduação e da pós-graduação da UFU, tendo ingressado na recém-federalizada Universidade de Uberlândia, em 1979, atuando como professora de Estudos dos Problemas Brasileiros. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) por dois mandatos (de 1997 a 2004). Foi, ainda, diretora do IG em dois sucessivos mandatos (de 2005 a 2013). Como conselheira no Conselho Universitário (Consun), debateu importantes questões junto à comunidade universitária, colaborando com as políticas universitárias de cultura, de meio ambiente, de ensino e de extensão.

Dialogou, de maneira democrática e respeitosa, com partidos políticos, movimentos sociais, sindicais e estudantis, em defesa da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade.

Expressamos nossas condolências à família, aos amigos e amigas, colegas de trabalho e, especialmente, aos filhos Franco e Renzo e aos netos Davi e Luís.

Professora Marlene Colesanti, presente!

Palavras-chave: luto homenagem Marlene Colesanti