Resolução

UFU aprova atividades da pós-graduação em formato remoto

Cada programa fará avaliação para implementar medidas

Publicado em 29/06/2020 às 21:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Os Programas de Pós-graduação da UFU ficam autorizados a realizar, de forma remota, aulas, defesas de dissertações e teses, qualificações, processos seletivos e pesquisas (foto: Marco Cavalcanti)

Em uma segunda reunião extraordinária realizada na tarde da segunda-feira, 29/06, o Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Conpep/UFU) aprovou normas que regulamentam, em caráter excepcional, a oferta de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas da pós-graduação stricto sensu, em formato remoto.

O texto da proposta recebeu 46 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção. O relator foi o professor José Roberto Mineo, do Instituto de Ciências Biomédicas.

A resolução institui o Período Letivo Suplementar Excepcional, a fim de permitir a execução de atividades acadêmicas não presenciais no âmbito dos Programas de Pós-graduação stricto sensu da universidade, em função da suspensão do calendário acadêmico e atividades presenciais por causa da pandemia de Covid-19.

Com a decisão do Conpep, durante o Período Letivo Suplementar Excepcional, os Programas de Pós-graduação da UFU ficam autorizados a realizar, de forma remota, aulas, defesas de dissertações e teses, qualificações, processos seletivos e pesquisas.

Conforme prevê a regulamentação aprovada, a realização das atividades demanda a aprovação de plano de atividades emergenciais pelo Colegiado de cada Programa de Pós-graduação.

As turmas já abertas que não aderirem ao ensino em formato remoto serão reiniciadas após o retorno das atividades presenciais, prevê o texto aprovado.

A resolução institui, extraordinariamente, o Auxílio de Inclusão Digital. O benefício visa a subsidiar a contratação de pacote de dados de internet para o acompanhamento de atividades acadêmicas em formato remoto, a ser concedido prioritariamente aos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A resolução traz, em seu anexo, o Calendário Suplementar da Pós-graduação com prazos. “Nós tivemos uma aprovação por ampla maioria do nosso conselho e está previsto, portanto, o início das atividades remotas na pós-graduação a partir do dia 11 de agosto, sendo que o semestre letivo na forma remota da pós-graduação será em 14 de dezembro. Portanto, eu considero que foi um passo importante. Vamos garantir a matrícula de novos alunos e todas as questões para o andamento da pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia”, afirma Valder Steffen Júnior, reitor da UFU.

No próximo dia 7 de julho, a partir das 14 horas, será realizada reunião do Conselho de Graduação para decidir, também, sobre as recomendações para atividades acadêmicas remotas emergenciais, em caráter excepcional, no âmbito do ensino da Graduação. Uma primeira reunião do Congrad foi realizada no último dia 26 de junho.

Palavras-chave: Conpep Conselho Pós-graduação remoto resolução coronavírus pandemia atividades