Docente da UFU é eleito para a Academia Brasileira de Ciências

Lotado no Instituto de Química, Rodrigo Muñoz é o terceiro professor da Universidade Federal de Uberlândia a obter vaga na ABC

Publicado em 04/12/2020 às 11:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Desde 2015, coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química é uma das ocupações de Rodrigo Muñoz na UFU. (Foto: Arquivo pessoal)

Fundada em 1916, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade. Seu objetivo é dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas, focando no desenvolvimento científico do país, juntamente com a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.

O quadro atual da ABC reúne mais de 900 membros, sendo que 55 pesquisadores vão ingressar na entidade no primeiro dia de 2021 – separados nas categorias “titular”, “correspondente”, “colaborador” e “afiliados”. Os nomes deles foram divulgados nesta quinta-feira (03/12), após a realização de uma Assembleia Geral Ordinária. Dentre os 30 novos membros afiliados – cuja idade limite é de 40 anos –, está o professor do Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz.

Lotado no Instituto de Química (IQ), Muñoz é apenas o terceiro docente da instituição a conquistar vaga na ABC, juntando-se ao geneticista Warwick Estevam Kerr e ao engenheiro mecânico Valder Steffen Júnior, o atual reitor da universidade. “Acredito que minha participação na ABC seja por conta da trajetória acadêmica trilhada nestes 12 anos em que estou na UFU, como professor e pesquisador do Instituto de Química. Certamente, é um reconhecimento importante para a universidade, o IQ, o Programa de Pós-Graduação em Química e para o Núcleo de Pesquisa em Eletroanalítica (NuPE), grupo que coordeno junto com meu maior parceiro de pesquisa, o professor Eduardo Richter”, frisa.

Ele também se diz grato a todos os acadêmicos que foram seus orientandos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Estes estudantes contribuíram de forma significativa para as atividades do NuPE e são responsáveis pelo excelente trabalho feito na UFU”, aponta. E acrescenta: “Uma importante lição que aprendi, já durante minha formação, é a importância das parcerias e colaborações científicas nacionais e internacionais. Sempre se aprende muito, sobretudo em parcerias com cientistas de áreas diferentes da sua. Estas parcerias também foram decisivas para os sucessos das pesquisas que realizamos na UFU. Fazer parte da ABC aumentará ainda mais a rede de colaboradores em todas as áreas da ciência, o que permitirá atuar em novos projetos de pesquisa interdisciplinares de importância para a sociedade.”

Currículo

Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz graduou-se em Química com atribuições tecnológicas pela Universidade de São Paulo (2002), fez doutorado (2006) na mesma instituição com período de doutorado sanduíche na Universidade de Oxford. Realizou dois estágios de pós-doutoramento, na Arizona State University, EUA (2006-2007) e na Universidade de São Paulo (2007-2008). Atualmente, é professor associado, coordenador de Programa de Pós-Graduação em Química (2015-2017; 2017-2019 e 2019-2021), editor associado do Journal of the Brazilian Chemical Society (2018), diretor da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) (2020-2022), faz parte da comissão organizadora do Pint of Science (Uberlândia) 2020 e é integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica (INCTBio).

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroanalítica, sensores eletroquímicos, nanomateriais, sistemas de análise em fluxo, preparo de amostras, biocombustíveis, química forense, bioanalítica e impressão 3D. Recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Hans Viertler para Jovens Cientistas (2016), Prêmio Destaque em Pesquisa 2013 - categoria Jovem Talento (2013) e Prêmio Química Nova para Jovens Autores (2012) pela Sociedade Brasileira de Química e o Prêmio Petrobrás de Tecnologia no tema de Tecnologia de Preservação Ambiental pela Petrobrás (prêmio recebido por sua tese de doutorado, defendida em 2006). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C.

Palavras-chave: pesquisas Rodrigo Muñoz instituto de química IQ UFU Academia Brasileira de Ciências ABC