Ciência

Projeto da UFU sobre detecção de substância tóxica no leite vence prêmio de iniciação científica

Aluna da graduação em Química Industrial conquistou primeiro lugar na premiação do MilkFund, parceria do Instituto Sua Ciência com o Inovaleite

Publicado em 14/01/2021 às 13:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Proposta é estabelecer um método eficiente e acessível de detecção de um possível adulterante do leite, a melamina, uma substância artificial e altamente tóxica ao organismo humano. (Foto: Pixabay)

Marina di Oliveira, estudante do 5º período de Química Industrial na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), se classificou em primeiro lugar no prêmio do fundo de pesquisa MILKFUND, colaboração do INSTITUTO SUA CIÊNCIA e do INOVALEITE, que oferece bolsas para Iniciação Científica. Os resultados foram divulgados em dezembro de 2020. A bolsa oferece R$ 400 e tem duração de 12 meses.

A proposta da pesquisa, de acordo com Oliveira, é estabelecer um método eficiente e acessível de detecção de um possível adulterante do leite, a melamina, uma substância artificial e altamente tóxica ao organismo humano. A principal intenção é desenvolver uma forma de identificar se a quantidade de melamina presente no leite está dentro dos limites permitidos pela legislação.

Marina Di Oliveira, autora do projeto de pesquisa. (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto propõe a fabricação de dispositivos eletroquímicos, obtidos através da impressão 3D e que, ao entrar em contato com o leite, consigam detectar a presença do adulterante.

Sob orientação do professor Rodrigo Muñoz, do Instituto de Química da UFU, Oliveira afirma que se candidatar ao prêmio foi um caminho para iniciar seu papel no meio científico: “A bolsa despertou meu interesse por representar uma oportunidade de contribuir com a aplicação da ciência no cotidiano.”

Professor Rodrigo Muñoz, orientador da pesquisa. (Foto: Arquivo pessoal)

Palavras-chave: leite pesquisa Prêmio projeto