Pular para o conteúdo principal
Ciência

'Scientific Reports' publica estudo da UFU sobre nova espécie de bactéria em perus

Pesquisa analisou um surto de doença em granjas de perus no Triângulo Mineiro

Publicado em 26/02/2021 às 14:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Pesquisa mostra nova bactéria encontrada em perus após um surto de doença de alta mortalidade. (Foto: Freepik)

Publicado em fevereiro na "Scientific Reports", da Nature, o estudo “A GENÔMICA COMPARATIVA DE UM NOVO CLADO LANÇA LUZ SOBRE A EVOLUÇÃO DO GÊNERO  ERYSIPELOTHRIX E CARACTERIZA UMA ESPÉCIE EMERGENTE”, em português, analisou a bactéria que causou surto de uma doença de alta mortalidade em granjas de perus na região do Triângulo Mineiro.

O estudo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Após o surto de doença nos perus identificado pela médica veterinária Patrícia Giovana Hoepers (na época mestranda do curso de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFU e atualmente doutoranda do mesmo programa), foi iniciada uma investigação epidemiológica para identificar o patógeno responsável pela alta mortalidade nos animais, ou seja, o organismo causador da doença.

“A principal motivação do trabalho foi tentar desvendar a nova espécie de bactéria circulante na região do Triângulo Mineiro para podermos entender seu ciclo epidemiológico e atuarmos no controle e prevenção da doença nas propriedades comerciais”, relata Ana Laura Grazziotin, uma das autoras do estudo e então professora da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev/UFU).A bactéria identificada pertence a uma nova espécie de Erysipelothrix, que já havia sido isolada anteriormente em suínos e peixes. A nova espécie recebeu o nome de Erysipelothrix takahashiae, uma homenagem a Toshio Takahashi, primeiro pesquisador que isolou a bactéria em um suíno.

Grazziotin conta que, ao definir propriedades e características da nova bactéria, a pesquisa pode atuar na identificação da doença, no seu controle e no desenvolvimento de mecanismos de prevenção mais eficazes.

A professora da Famev Beatriz Fonseca, também uma das autoras do estudo, conta que as pesquisas mostraram, pela primeira vez em análises epidemiológicas, que a bactéria leva à doença clínica e à alta mortalidade em perus por septicemia ou morte súbita.“Os trabalhos também mostraram que os isolados que levaram à doença tinham alta variabilidade genética e que a proximidade com lotes de suínos parece ser um fator de risco. Em trabalhos in vitro verificamos que a bactéria é capaz de multiplicar nos meios intra e extra celulares com alto índice de apoptose (um tipo de morte celular programada), o que explica em parte a gravidade da doença”, relata Fonseca.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Perus Bactéria Nature pesquisa Medicina Veterinária

A11y