11/03/2021 - 16:29 - Atualizado em 18/03/2021 - 15:43
Estudante da UFU participa de estudo que analisa parasito causador da toxoplasmose
Pesquisa publicada na PLOS Pathogens pode auxiliar na busca por medicamentos para o tratamento da doença causada pelo Toxoplasma gondii
Julia Alvarenga

Doutoranda da UFU, Mariana Ferreira é uma das autoras da pesquisa publicada na PLOS Pathogens.

Publicado em março na PLOS Pathogens, o ARTIGO analisou a mitocôndria do Toxoplasma gondii, parasito causador da toxoplasmose. Desenvolvida pela Universidade de Glasgow, a pesquisa contou com a participação de Mariana Ferreira, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal de Uberlândia (PPIPA/UFU).

Ferreira fez doutorado sanduíche na Escócia com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e trabalhou durante nove meses no laboratório da professora Lilach Sheiner, onde o estudo foi conduzido. “Nós elucidamos o papel do complexo III da mitocôndria do Toxoplasma gondii e foram identificados quatro proteínas que são essenciais para o funcionamento desse complexo e, no futuro, podem ser alvos de drogas no tratamento contra esse parasito”, afirma a doutoranda.

Objeto de análise da pesquisa, o complexo III da mitocôndria do Toxoplasma gondii já é alvo de drogas usadas clinicamente, como a atovaquona. As quatro proteínas identificadas no estudo são essenciais para a estabilidade desse complexo e para o crescimento do parasito. As descobertas do artigo podem auxiliar no avanço para encontrar formas de combater a toxoplasmose.

A toxoplasmose é uma doença difundida mundialmente e que ainda não tem tratamento, nem cura. “A doença causa muitos problemas principalmente para mulheres durante a gestação, porque elas podem ter abortamentos”, explica Ferreira.