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30/03/2021 - 09:41 - Atualizado em 31/03/2021 - 17:42
Pesquisador em Ciências Contábeis aborda educação na área de negócios
Na série Produtividade em Pesquisa, conheça Gilberto José Miranda, PQ-2
Por: 
Diélen Borges

 

Miranda é doutor em Controladoria e Contabilidade, mestre em Administração, especialista em Docência na Educação Superior e em Controladoria e Contabilidade. (Foto: Arquivo do pesquisador/ Arte: Viviane Aiko)

 

O portal Comunica UFU continua, nesta semana, a série em que apresenta os novos bolsistas de produtividade em pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Agora vamos falar sobre o professor Gilberto José Miranda, da Faculdade de Ciências Contábeis (Facic/UFU), que já foi notícia por aqui algumas vezes, como no lançamento da série Revolucionando, com publicações sobre o ensino superior.

 

Gilberto José Miranda, PQ-2

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em Administração, especialista em Docência na Educação Superior, especialista em Controladoria e Contabilidade e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Atualmente sou coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFU, editor associado da revista Education Policy Analysis Archives, bolsista do CNPq e pesquisador líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. 

Tenho me dedicado à pesquisa sobre Educação Contábil e Análise das Demonstrações Financeiras. Sou coautor dos livros: Análise Avançada das Demonstrações Contábeis, Análise Didática das Demonstrações Contábeis, Revolucionado a Sala de Aula, Revolucionando o Desempenho Acadêmico, Revolucionando a Docência Universitária e TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Veja mais no Currículo Lattes.

 

O que você pesquisa? 

Me dedico a duas linhas de pesquisas, nas duas tenho projetos financiados em andamento e orientações no doutorado:

Educação Contábil, um tema bastante amplo: tratam-se de temas gerais relacionados à Educação aplicados à área de negócios, em especial, à Contabilidade, como: metodologias ativas de aprendizagem, desempenho acadêmico, motivação, evasão, estresse e ansiedade.

Análise das Demonstrações Contábeis: foco no uso das informações contábeis divulgadas pelas organizações para tomada de decisões por parte dos seus usuários: investidores (para compra de ações), credores (para concessão de empréstimos), instituições públicas (em processos licitatórios), fornecedores, governo, sociedade em geral. 

 

Por que a sua pesquisa é importante para a ciência e para a sociedade?

Em Educação Contábil, algumas das contribuições mais relevantes têm sido no sentido de evidenciar particularidades epistemológicas da área contábil e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. Os livros da série "Revolucionando" (Revolucionando a sala de aula; Revolucionando a Docência Universitária e Revolucionando o Desempenho Acadêmico), publicados em parceria com os professores Edvalda Araujo Leal (UFU), Silvia Pereira de Castro Casa Nova (USP) e Daniel Ramos Nogueira (Universidade Estadual de Londrina-UEL), ocuparam uma lacuna na área de formação de professores na área de negócios, tendo sido adotados por muitos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasil. 

Recentemente, no artigo intitulado "Value-added Measures in Higher Education: a historical contextualization of Brazilian experiences", produto da tese de Vivian Duarte Couto Fernandes, publicado em parceria com a professora Nicola Alexander, da Universidade de Minnesota, dos Estados Unidos, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), discutimos as alterações havidas historicamente no Indicador de Diferença entre Desempenhos Observado e Esperado (IDD), componente do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes)  e seus impactos no ranking dos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil. Adicionalmente são apontadas possibilidade de aprimorar os critérios vigentes.

Na área de Análise das Demonstrações Contábeis, os livros "Análise Avançada das Demonstrações Contábeis" e "Análise Didática das Demonstrações Contábeis", publicados em parceria com os professores Josedilton Alves Diniz (UFPB) e Eliseu Martins (USP), uma das maiores autoridades na área contábil no Brasil, já se encontram em sua terceira edição, sendo amplamente aceitos em cursos de graduação e pós-graduação na área de negócios no Brasil. O primeiro livro chegou a ser indicado para o prêmio Jabuti.

Recentemente, o artigo A baixa legitimação da qualificação econômico-financeira (QEF) percebida pelos stakeholders nas licitações públicas, decorrente da tese de Rafael Borges Ribeiro, co-orientada pelo professor Ricardo Rocha de Azevedo, evidencia a baixa legitimidade das informações contábeis nos processos licitatórios no Brasil, a qual está relacionada com fatores da própria legislação, seguida da baixa validação pelos stakeholders e reforçada pela falta de aplicação da estrutura conceitual da contabilidade.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.  

 

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