CIÊNCIA

Série apresenta novos bolsistas de produtividade em pesquisa da UFU

CNPq concede o financiamento a cientistas que se destacam na carreira

Publicado em 19/03/2021 às 16:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Na UFU, 22 pesquisadores foram contemplados na última chamada do CNPq (Foto: Alexandre Costa/ Arte: Viviane Aiko)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem 133 pesquisadores que recebem bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Essas bolsas são concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) àqueles que se destacam entre seus pares.

Desses cientistas, 22 foram contemplados na última chamada, Nº 09/2020, cujo resultado foi divulgado em fevereiro de 2021. Você vai saber mais sobre quem são eles e o que pesquisam em uma série que o portal Comunica UFU publicará a partir da próxima semana. Acompanhe!

Como funciona a Produtividade em Pesquisa?

De acordo com o CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) tem a finalidade de valorizar a produção científica segundo critérios normativos e específicos. As bolsas variam de R$ 1.100 a R$ 1.500, com possibilidade de adicional de bancada entre R$ 1.000 e R$ 1.300 (veja a Tabela de Valores de Bolsas no País).

A PQ é dividida em 3 categorias: Sênior, PQ-1 e PQ-2. Na categoria PQ-1, o pesquisador é enquadrado em quatro níveis (A, B, C ou D), com base comparativa entre os seus pares e nos dados dos últimos 10 anos. Na categoria 2, sem especificação de nível, é avaliada a produtividade do pesquisador, com ênfase nos trabalhos publicados e orientações nos últimos cinco anos. A bolsa PQ-Sênior é concedida a quem permaneceu nos níveis 1A ou 1B por, no mínimo, 15 anos.

Na UFU

Dos 133 pesquisadores da UFU com bolsa de Produtividade em Pesquisa, são sete PQ-1A, sete PQ-1B, 11 PQ-1C, 20 PQ-1D e 87 PQ-2. Você pode consultar todos os nomes no site do CNPq, em "Busca pela sigla da Instituição", na parte inferior da página.

O diretor de Pesquisa da UFU, Murilo Vieira, fala sobre a satisfação em contar com 133 bolsistas de produtividade na equipe. "Neste ano de 2021, tivemos o reconhecimento de novos pesquisadores PQ e também a renovação de outros, demonstrando que nossa instituição, relativamente nova em relação às demais de nosso país, produz ciência e desenvolvimento tecnológico com qualidade e competitividade. A Diretoria de Pesquisa (Dirpe) parabeniza a todos os nossos PQs, em especial aos 22 apresentados nesta série de 2021. Ainda, reitera sua disponibilidade para todo e qualquer apoio à pesquisa."

Palavras-chave: Série Produtividade em Pesquisa Divulgação Científica Ciência UFU