Pular para o conteúdo principal
Ciência

Professor de Artes Cênicas da UFU é um dos novos bolsistas Produtividade em Pesquisa do CNPq

Narciso Telles, PQ-1C, é teatreiro, ator e diretor e está na série do Comunica UFU

Publicado em 13/04/2021 às 11:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

 

Registro de um espetáculo de teatro digital que Narciso Telles está ensaiando e faz parte da pesquisa (Foto: Arquivo do pesquisador/ Arte: Viviane Aiko)

 

Os trabalhos desenvolvidos por Narciso Larangeira Telles da Silva, PQ-1C, já foram notícia no portal Comunica UFU várias vezes. Como quando ele lançou um livro sobre Grande Otelo, ou quando assumiu a presidência da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace), ou ainda quando falamos do projeto Pediatras do Riso, que ele criou. 

Agora, ele está na série Produtividade em Pesquisa, em que apresentamos os novos bolsistas da UFU contemplados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

 

Narciso Larangeira Telles da Silva, PQ-1C

Teatreiro, ator e diretor. Pós-doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidad Castilla de la Mancha, pelo Programa Estágio Sênior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Professor do curso de Teatro (licenciatura e bacharelado), do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) na UFU e colaborador nos programas de pós-graduação em Educação (PPGED/UFU) e em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão. 

Sou pesquisador do CNPq e do Grupo de Estudos e Investigação sobre Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC/UFU). Tenho estudos, publicações e prática artística na área de Artes/Teatro/Educação.  Sou membro do Núcleo 2 Coletivo de Teatro e ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace).

Veja mais no Currículo Lattes.

 

O que você pesquisa? 

Investigo as práticas e poéticas do trabalho do/a ator/atriz e os modos de formação do professor de teatro e do artista-cênico, especialmente no contexto latinoamericano. Para tanto, desenvolvo metodologias específicas de pesquisa em Artes Cênicas, articuladas às produções artístico-pedagógicas do CÀJÀ/GEAC/UFU e nos projetos artísticos do Núcleo 2 – Coletivo de Teatro. CAJÀ é o nome fantasia que utilizamos para os Ateliês de Criação que desenvolvemos dentro do Projeto de Pesquisa que está vinculado ao GEAC. 

 

Por que a sua pesquisa é importante para a ciência e para a sociedade?

A pesquisa que tem a linguagem artística como objeto de investigação, neste caso, o Teatro, tem sua importância social por possibilitar a existência de um modo sensível-crítico-simbólico de pensar as questões do mundo, diferente da ciência e, ao mesmo tempo, reafirmar a necessidade de que esse conhecimento ocupe um espaço significativo na formação do cidadão.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.  

 

Palavras-chave: Série Produtividade em Pesquisa Divulgação Científica Ciência UFU Artes teatro

A11y