Biólogo que estuda gramíneas está entre novos bolsistas Produtividade da UFU

Série mostra como os estudos de Cassiano Welker, PQ-2, contribuem para descobertas de novas espécies e melhoramento genético

Publicado em 16/04/2021 às 14:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Cassiano Welker desenvolve pesquisas em taxonomia e filogenia de plantas (Foto: Arquivo do pesquisador/ Arte: Viviane Aiko)

O portal Comunica apresenta mais um cientista da série Produtividade em Pesquisa: Cassiano A. Dorneles Welker, PQ-2, está entre os 22 contemplados da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na última chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As pesquisas de Welker descrevem plantas, especialmente da família Poaceae (gramíneas). Confira!

Cassiano A. Dorneles Welker, PQ-2

Sou biólogo com doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Sistemática Filogenética pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Sou professor do Instituto de Biologia da UFU há cinco anos, onde dou aulas de Sistemática de Criptógamas e de Fanerógamas, e sou Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV/UFU).

Participo de diversos projetos científicos, com colaboração de pesquisadores nacionais e estrangeiros, entre eles dos Estados Unidos (Donald Danforth Plant Science Center, The University of Alabama, Iowa State University, Harvard University, Smithsonian Institution), Reino Unido (Royal Botanic Gardens, Kew) e Argentina (Instituto de Botánica del Nordeste, Instituto de Botánica Darwinion).

Veja mais no Currículo Lattes.

O que você pesquisa?

Desenvolvo pesquisas em taxonomia e filogenia de plantas, especialmente da família Poaceae (gramíneas), grupo de grande importância ecológica e econômica pela dominância em vários ecossistemas vegetais e pela utilização na alimentação do homem e dos animais. Pertencem a essa família os cereais, a cana-de-açúcar, os bambus e as gramíneas forrageiras.

Utilizo múltiplas abordagens, incluindo análises morfológicas, filogenéticas e filogenômicas, para investigar a correta identificação e classificação das espécies, bem como sua história evolutiva, com foco na delimitação de complexos de espécies, hibridação e poliploidia. Os estudos envolvem saídas de campo para coleta de plantas, revisão de herbários e trabalho de bancada em laboratório de biologia molecular. Realizo também, juntamente com meus alunos, levantamentos florísticos e revisões taxonômicas, o que muitas vezes resulta na descrição de novas espécies para a ciência.

Por que a sua pesquisa é importante para a ciência e para a sociedade?

A taxonomia vegetal é a base para qualquer outro estudo com plantas, inclusive para a pesquisa aplicada. Antes de realizar qualquer estudo envolvendo plantas, é preciso ter certeza da correta identificação dessas espécies. Essa identificação, no passado feita com base apenas em caracteres morfológicos, hoje conta também com avançadas técnicas moleculares envolvendo o sequenciamento de DNA.

A taxonomia também está diretamente relacionada à conservação das espécies e dos ecossistemas, fornecendo subsídios para isso. No caso específico das gramíneas, um melhor entendimento da taxonomia e da história evolutiva do grupo pode contribuir também para o melhoramento genético das pastagens e das espécies utilizadas na alimentação humana.

Palavras-chave: Série Produtividade em Pesquisa Divulgação Científica Ciência UFU Biologia plantas gramíneas