Oportunidade

Conselho aprova criação do Programa de Iniciação Artística (Pina)

Projeto é voltado aos estudantes dos cursos do Instituto de Artes (Iarte) e prevê bolsa de extensão pelo período de até um ano

Publicado em 08/04/2021 às 10:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

O Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Consex/UFU) aprovou, no final de março, em sua primeira reunião de 2021, a criação do Programa de Iniciação Artística (Pina). O Processo nº 23117.078134/2020-86 teve como relatora a docente Fillipa Carneiro Silveira, do Instituto de Filosofia (Ifilo/UFU).

Instituto de Artes está instalado no Campus Santa Mônica. (Iarte/UFU)

O Pina tem objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos de investigação artística propostos por estudantes dos cursos de graduação vinculados à área de Artes da UFU, valorizando o processo de profissionalização artística e o aperfeiçoamento da formação discente nessa área. Acadêmico de Artes Visuais, Felipe Sant´Anna relata que “na contramão do que se tem visto em relação ao sucateamento das artes e da cultura, o Pina surge como um respiro no meio do caos que tem sido se dedicar à pesquisa e produção de arte na universidade”. Para Sant´Anna, este novo programa mostra que é possível pensar a atuação artística enquanto profissão e pesquisa acadêmica. “E, de certa forma, se torna um passo importante para que discentes consigam dedicar seu tempo a estudos artísticos com bolsa remunerada”, completa.

Segundo o professor Alexandre Molina, gestor da Diretoria de Cultura (Dicult) - instância vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) -, as discussões sobre o Pina foram iniciadas em 2010; inclusive, houve a divulgação de um edital para seleção no mesmo ano. “De acordo com os registros, 11 projetos foram selecionados neste edital de 2010, mas na ocasião o programa não tinha sido institucionalizado pela UFU”, afirma. Em 2015, as discussões sobre o programa foram retomadas e este processo contou com a participação do Instituto de Artes (Iarte), por meio de comissões de trabalho. Entre 2018 e 2019, a Dicult trabalhou na reformulação da proposta e acionou a Coordenação de Extensão (Coext) do Iarte para participar do processo, que passou por novas alterações. Devido à pandemia de Covid-19, o cronograma de trabalho da comissão sofreu atraso, mas a versão final foi submetida para avaliação da Proexc no segundo semestre de 2020.

Molina comenta que “muitos alunos de Artes não dispõem de campo de atuação devidamente estruturado em suas áreas e isso é flagrante quando observado o contexto das políticas culturais e seus impactos na economia da cultura no Brasil". Logo, boa parte destes estudantes precisam conciliar as demandas do curso com a ocupação de postos de trabalho transitórios, com pouca ou nenhuma aderência às suas áreas de atuação. "Isso contribui para o aumento no índice de evasão, além de fragilizar o processo de formação desses futuros profissionais. Nesse sentido, uma ação como o Pina vem contribuir com o envolvimento desses estudantes em processos de criação e experimentação artística, valorizando a profissionalização e o aperfeiçoamento de suas formações”, conclui o diretor.

O Pina será coordenado pela Proexc, por meio da Dicult, que divulgará o edital completo para participação no programa, de forma anual, garantindo sua ampla divulgação ao público interessado. A partir da aprovação da resolução, a Dicult/Proexc trabalhará para a convocação da primeira edição do programa, sendo previstas bolsas de extensão aos estudantes selecionados pelo período de até um ano.

As propostas das atividades contarão com a orientação de servidor docente ou técnico, com vínculo ativo na UFU e que comprove experiência de atuação no campo temático apresentado. Cada docente ou técnico poderá orientar até quatro estudantes por ano. O programa prevê, ainda, a possibilidade de indicação de profissional na área do projeto para atuar na forma de coautoria ou coorientação da investigação proposta.

Para esclarecimento de eventuais dúvidas ou obtenção de mais informações, basta entrar em contato com a Divisão de Fomento à Cultura da Dicult, via e-mail (difoc@proex.ufu.br) ou pelas redes sociais - Instagram e Facebook.