Eseba

'Diário de Ideias' alinhava novas parcerias

Desta vez, selo do projeto vai chegar ao Hospital de Clínicas

Publicado em 21/05/2021 às 13:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 22:04

O "Diário de Ideias" vai fluindo... esparramando ideias e experiências. A partir de agora, também no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh). Na manhã desta sexta-feira (21/05), foi firmada uma parceria entre representantes do Programa Institucional Diário de Ideias, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e do Hospital de Clínicas para execução das atividades na unidade de saúde.

Participaram do encontro o superintendente do HC, professor Nilton Pereira Júnior; a ouvidora do HC, Leda Márcia Borges; o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Hélder da Silveira; a coordenadora do Programa Institucional Diário de Ideias, professora Luciana Muniz; além de Alessandra Carla Ribeiro, professora da Faculdade de Medicina (Famed); Eliane Moreira, jornalista da Diretoria de Comunicação Social (Dirco); e de Nádia Higa, bolsista do Setor de Humanização do HC.

Por meio desta parceria, serão promovidas ações solidárias do Diário de ideias com o hospital, entre elas:  disponibilizações do caderninho Diário de ideias e do Jornal Diário de ideias para os pacientes; socialização do jornal, por meio de recursos eletrônicos como TV e tablet; exposição da seção de cartas do jornal para os pacientes terem acesso à leitura; além da construção de um espaço para inserir fotos dos registros dos pacientes; “proporcionando um espaço-tempo de troca, de esperançar, de pertencimento, de expressão de sentimentos, ideias e muito mais. Com um sentido de inspiração e de pertencimento para todos do hospital ao próprio mural, de movimentar as ideias das crianças e de ser um retorno ao público que ajudou a construir o jornal, aos estudantes que enviaram mensagens”. É o que explica a coordenadora Luciana Muniz.

Os espaços para execução do programa serão definidos pelo Hospital de Clínicas. No entanto, em princípio  seria disponibilizado na UTI Neonatal, na Enfermaria Pediátrica e no setor de pacientes com Covid-19. “É algo, para nós, extremamente novo e precisaremos de todo suporte do Hospital de Clínicas”, enfatiza a coordenadora.

De acordo com Leda Borges e Alessandra Ribeiro, a parceria é de grande importância para o HC, principalmente neste momento de pandemia, quando as crianças internadas, ao lado das mães, poderão desenvolver atividades do diário e do jornal, já que não estão podendo se deslocar na unidade. Alguns setores, inclusive, estão fechados, como a brinquedoteca.

O pró-reitor Hélder da Silveira reforçou a necessidade, neste momento, de avaliar a questão de segurança, sem atrapalhar a rotina do hospital e sugeriu que, após a pandemia, sejam feitas ações presenciais, junto às crianças, dentro do hospital. “Estamos à disposição em ajudar e temos a certeza de que esta iniciativa renderá bons frutos, sobretudo para a saúde das crianças que estão no hospital. Nosso papel aqui é viabilizar e ajudar”, declarou.  Ele lembrou, ainda, “o protagonismo das crianças do Jornal Diário de Ideias, com a questão da pandemia, por se sentirem empoderadas ao ajudar alguém, seja por meio da escrita ou produção de um desenho que possa chegar para essas pessoas”. E concluiu: “O retorno vai ser importante também, quando souberem que adultos e crianças internados se beneficiaram desse diálogo; acabamos criando uma roda em que tanto as crianças do projeto aprendem, quanto as que estão em situação hospitalar”.

O superintendente do Hospital de Clínicas também avalia a parceria como  uma grande oportunidade para a instituição, tendo em vista o interesse dela em desenvolver projetos de extensão. “Pode contribuir muito com a formação de técnicos, estudantes e pacientes. A gente pode, também, abordar outros tipos de mídias e outras possibilidades de comunicação, mobilizando outras estruturas, promovendo uma interação virtual. Essa ação vai estimular a leitura e resgatar o prazer por este hábito, mas penso também que as tecnologias podem ajudar de alguma forma”, comentou Pereira Júnior.

Projeto

O “Jornal Diário de Ideias” integra o Programa Institucional de Extensão Diário de Ideias, da Proexc, em parceria com a Escola de Educação Básica (Eseba/UFU) e com a Dirco. O jornal emerge no âmbito dos pilares que compõem o trabalho com o Diário de Ideias, que consiste em “experienciar, registrar e compartilhar” e traz para a universidade o contexto das vivências pela expressão da comunidade escolar da Educação Básica. Consiste em um jornal infanto-juvenil, de natureza virtual, que também poderá ser disponibilizado fisicamente (impresso).

Com periodicidade bimestral, a estrutura do Jornal Diário de Ideias é segmentada em seções, que foram pensadas a partir do diálogo com a comunidade escolar da Educação Básica, sobre o que consideravam instigante e importante encontrar neste espaço. Cada seção guarda suas singularidades.

O objetivo é incentivar a aprendizagem criativa, colaborativa e ampliar formas de interação e expressão, por meio das diferentes linguagens e mídias. Além disso, o projeto busca, primordialmente, conceder espaço autoral e protagonista para o público infanto-juvenil, de modo a evidenciar sua participação e preservar a essência e a singularidade dos mesmos.

Palavras-chave: diário de ideias HC PROEXC UFU parcerias