Projeto Café na Química recebe doações em Uberlândia

Arrecadações estão sendo feitas no Campus Santa Mônica até o dia 18 de julho

Publicado em 08/06/2021 às 09:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Café na Química é um projeto de extensão que tem como objetivo a realização de eventos, cursos, oficinas, mostras culturais, exposições e outras atividades de divulgação da Química, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa, no Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (IQ-UFU). O nome busca referência ao canal no YouTube Café com Química, numa perspectiva de que grandes ideias surgem em momentos de descontração, como nos “cafezinhos” do dia a dia.

O projeto está realizando uma ação solidária para arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene, agasalhos, roupas e cobertores. Iniciada no dia 18 de maio, a campanha é organizada pela doutoranda em Química, Flávia Clemente, pela professora Juliane Zacour, pelo diretor do IQ-UFU, Fábio Amaral, e pela estudante de Química Industrial, Mariana Tanaka. O principal ponto de coleta é no hall de recepção do bloco 1D do Campus Santa Mônica, onde estão organizadas caixas para as doações. Outro ponto de recebimento é na portaria da Avenida João Naves de Ávila, 2121,Campus Santa Mônica.

Atualmente, existem outras ações solidárias organizadas pelo Instituto de Química, mas essa é a primeira realizada pelo Café na Química. “A importância [desse tipo de ação] é mostrar que a universidade está atenta a todas as demandas da sociedade, inclusive as demandas sociais. Nesta pandemia, foi observado que o número de pessoas em vulnerabilidade social em Uberlândia aumentou, pois não se via com frequência pessoas morando na rua em torno do Santa Mônica. Queríamos fazer algo para contribuir com essas pessoas, pois a universidade não é só pesquisa e ensino. A universidade é um tripé: pesquisa, ensino e extensão. E extensão também é ação solidária”, explica Flávia Clemente.

O propósito é arrecadar o máximo de itens de alimentos, higiene pessoal e agasalhos para atender o maior número de necessitados. As arrecadações vão até o dia 18 de julho e serão destinadas ao Lar Espirita de Amparo ao Idoso André Luiz, à Casa Santa Gemma e ao Lar Espírita Maria de Nazaré. A escolha dos lugares veio a partir da sugestão de uma das organizadoras da ação, Juliane Zacour, que já fazia doações e trabalhos voluntários para essas casas de doações.

Você pode acompanhar o projeto Café na Química, seus eventos e ações, através da página do Instagram www.instagram.com/cafenaquimica.

Palavras-chave: extensão Química doações