CIÊNCIA

Computação da UFU é finalista em prêmio nacional de melhor tese em engenharia de software

Pesquisador Rodrigo Silva desenvolveu uma busca refinada para programadores

Publicado em 25/08/2021 às 08:15 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Defesa de doutorado de Rodrigo Silva aconteceu de forma on-line devido à pandemia de covid-19 (Foto: arquivo pessoal)

Há dois anos, nós contamos aqui, no Comunica UFU, que pesquisadores da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU) estavam desenvolvendo uma ferramenta de busca refinada para programadores, chamada de Crokage. Esse foi o tema da tese de Rodrigo Fernandes Gomes da Silva, orientada pelo professor Marcelo Maia, defendida e aprovada no ano passado e que, agora, é finalista no Concurso de Teses e Dissertações em Engenharia de Software (CTD-ES).

Silva também é servidor técnico da UFU, atualmente vinculado ao Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes), e concorre com outros dois trabalhos – um da PUC do Rio Grande do Sul e outro da Universidade Federal da Bahia (veja aqui). O resultado final será divulgado durante o Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), que acontecerá de 27 de setembro a 1º de outubro.

Crokage pode ser acessado gratuitamente (Foto: Reprodução/Crokage)

O Crokage  – abreviação de Crowd Knowledge Answer Generator, que significa Gerador de Respostas a partir do Conhecimento da Multidão – é uma máquina de busca que pode ser acessada por qualquer pessoa, gratuitamente, por meio do link www.isel.ufu.br:9000. O mecanismo encontra e filtra apenas respostas diretas para questões de programação, com códigos que respondem à pergunta, exemplos e explicações, dentro do website Stack Overflow, dos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, o Stack Overflow é considerado o maior site de perguntas e respostas do mundo para desenvolvedores de software e, em 2019, publicou uma matéria falando sobre o Crokage desenvolvido na Facom/UFU.

A tese de Silva, defendida em 29 de maio de 2020, está disponível no Repositório Institucional da UFU. Os estudos também foram publicados nas revistas Journal of Systems and Software e Empirical Software Engineering e apresentados na International Conference on Software Analysis, Evolution and Reengineering de 2018 e 2019.

Palavras-chave: Computação Programação Prêmio pesquisa Ciência