Pular para o conteúdo principal
Ciência

Os benefícios da secagem em spray dryer para obter hortelã em pó

Cientista analisou as características da planta no mestrado em Engenharia de Alimentos da UFU

Publicado em 18/08/2021 às 15:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

A hortelã, planta herbácea da família Lamiaceae, pode ser usada em benefício da saúde. (Foto: Pamella Oliveira)

Composta por água, potássio, magnésio, vitamina A e B, a hortelã pode ser utilizada na culinária, em produtos aromatizantes e farmacêuticos. Sua folha é rica em compostos antioxidantes e tem propriedades analgésicas, além de estimular a digestão.

A secagem dessa planta é uma alternativa mais barata e que facilita o armazenamento do produto. Outros benefícios desse procedimento são o aumento da vida útil da hortelã e melhoria na conservação. Tudo isso possibilita uma oferta mais diversificada de produtos para os consumidores.

Com o objetivo de obter e caracterizar a hortelã em pó obtida através da secagem, a cientista Pamella Oliveira, graduada em Engenharia Química e mestra em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Patos de Minas, secou a planta utilizando o equipamento spray dryer. A dissertação foi defendida e aprovada em 22 de julho de 2021, sob a orientação da professora Marta Fernanda Zotarelli, da Faculdade de Engenharia Química (Fequi/UFU).

A pesquisa, que analisa as características do pó de hortelã, contribui para a diversificação dos produtos derivados da planta e a sua comercialização. As vantagens da secadora spray dryer são a rapidez, a possibilidade da produção contínua em larga escala, baixos custos de mão de obra e manutenção simples.

Esse método de fácil manuseio é adequado para a obtenção de pó de alta qualidade, que é definido pela aparência fina. “É um tratamento térmico rápido. A alta temperatura do ar de secagem não afeta em excesso o produto. O controle e os ajustes do equipamento permitem a flexibilidade do seu uso”, explica Oliveira.

O processo de secagem consiste na fragmentação do líquido da hortelã em um compartimento que recebe um fluxo de ar quente. A água presente evapora e ocorre a separação do produto seco do ar úmido.

Equipamento de spray dryer instalado no laboratório de Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias da UFU, Campus Patos de Minas. (Foto: Pamella Oliveira)

O processamento em pó também pode ajudar a evitar as perdas após a colheita, que representam prejuízo para o cultivador. De acordo com a dissertação, o mercado de produtos medicinais e aromáticos teve um aumento considerável de 2017 a 2018.

“A hortelã é um produto perecível, suas folhas frescas possuem uma alta umidade. O processamento dessa planta em spray dryer aumenta a vida útil e melhora a conservação”, afirma Oliveira.

Durante a palestra "Obtenção e caracterização de hortelã em pó em spray dryer", promovida pelo PET Engenharia de Alimentos UFU, a pesquisadora explicou que a folha da hortelã passou por tratamento antes da secagem chamado branqueamento.

Essa etapa é importante  para preservar a qualidade do produto durante o armazenamento a longo prazo e evita que a textura, o aroma e o sabor sofram alterações. Oliveira concluiu que, por meio do branqueamento, foi produzido mais suco, além de conservar a hortelã em pó.

Hortelã, hortelã em pó sem branqueamento e hortelã em pó com branqueamento, da esquerda para a direita. (Foto: Pamella Oliveira)

 

Engenharia de Alimentos

O profissional dessa área projeta a produção de um alimento. Esse processo consiste nas etapas: escolher a matéria-prima; definir todos os ingredientes; criar um processamento, isso é, transformar o alimento fresco em um produto alimentício; determinar os equipamentos; embalar e estabelecer métodos de armazenamento, transporte e distribuição seguros.

Durante essas etapas, o engenheiro de alimentos controla e garante a qualidade do produto. Ele também pode explorar e criar alternativas para a indústria. Na UFU, o curso de Engenharia de Alimentos tem a duração de cinco anos e as aulas acontecem no Campus Patos de Minas.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: #Ciência #Secagem #Spray Dryer #Hortelã #Aroma #Engenharia de Alimentos #Engenharia #Engenharia Química #Alimentos

A11y