UFU inaugura Laboratório de Criopreservação e Biobanco

Todos pesquisadores da universidade poderão utilizar os serviços prestados

Publicado em 20/09/2021 às 17:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Ultrafreezer (-150 °C) é utilizado para manutenção de amostras que necessitam ser mantidas a temperaturas muito baixas (Foto: Arquivo do Relam)

Na última sexta-feira (17/09), a Rede de Laboratórios Multiusuários (Relam), vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), inaugurou o Laboratório de Criopreservação e Biobanco. O espaço tem como objetivo manter amostras biológicas a baixas temperaturas com freezers a menos 80 e 150 graus, bem como produzir um biobanco disponível para uso por toda a universidade.

Este é o terceiro laboratório da Relam, e está localizado no Bloco 6T, do Campus Umuarama. Os demais estão localizados no bloco 6Z. A Rede já é constituída por outros dois laboratórios multiusuários: o Laboratório de Citometria de Fluxo e Microscopia Avançada e o Laboratório de Biologia Molecular e Celular. O objetivo dela é atender, de forma igualitária, aos diversos grupos de pesquisas e colaboradores da UFU, que compõem o alicerce da produção científica e biotecnológica, bem como a utilização pela comunidade externa, seja pela prestação de serviços ou em projetos colaborativos.

Serviços do laboratório são abertos a toda comunidade universitária via agendamento online (Foto: Leticia Filice)

Além dos coordenadores da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), da Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA), da Rede de Biotérios (Rebir) e da Relam, estiveram presentes na inauguração o reitor Valder Steffen Junior; o vice-reitor Carlos Henrique Martins da Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Carlos Henrique Carvalho; o diretor de Pesquisa, Murilo Vieira; e membros do comitê gestor.

Os serviços ofertados pelo novo laboratório e pelos demais da Relam podem ser solicitados pelo site www.propp.ufu.br/relam.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Propp Relam Laboratório