Internacionalização

UFU realiza parceria com a França por meio do programa Cátedras Franco-brasileiras

Acordo foi firmado na última quinta-feira (14) e faz parte da internacionalização da universidade

Publicado em 19/12/2023 às 08:43 - Atualizado em 21/12/2023 às 10:17

Professores franceses de diferentes áreas do conhecimento virão para a UFU. (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a embaixada da França no Brasil, assinou na última quinta-feira (14) um acordo para a realização do programa Cátedras Franco-brasileiras. A parceria foi firmada pelo diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU, Waldenor Barros Moraes Filho; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho; pelo cônsul da França, Vicent Nedelec; e pelo vice-reitor, Carlos Henrique Martins da Silva.

O programa possibilita o acolhimento, durante o ano de 2024, de até três professores e/ou pesquisadores de instituições francesas de ensino superior e por um período de 30 a 60 dias. “Espera-se que a parceria iniciada se consolide em grupos de pesquisa, produções científicas articuladas, ofertas de disciplinas consorciadas de caráter continuado, sempre com foco em ações de excelência, contribuindo para o desenvolvimento de processos qualificados de internacionalização, que resultem na melhoria da produção acadêmica e na geração de conhecimentos socialmente referenciados”, afirma Carvalho.

A ideia é receber professores de diferentes áreas do conhecimento, com gastos arcados pelo próprio governo francês, estreitando os laços com professores e alunos das unidades acadêmicas. A UFU já conta com outras cátedras, quando pesquisadores de outros lugares com experiência numa determinada área do conhecimento passa a atuar na instituição. Este é mais um passo importante para a internacionalização da universidade.