UFU firma acordo de cooperação técnica com Corpo de Bombeiros

Minuta foi assinada nesta quarta-feira, 13 de abril, no gabinete do reitor Valder Steffen Junior

Publicado em 14/04/2022 às 12:27 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Fotos: Milton Santos

A minuta de um acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi assinada nesta quarta-feira (13/04). O ato ocorreu no gabinete do reitor Valder Steffen Junior. Além dele, também participaram do ato solene: Hélder Silveira (pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU); coronel André Humia Casarim (comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros - 2°COB; tenente-coronel Leonardo Teixeira Leão (comandante do 5° Batalhão de Bombeiros Militar - 5°BBM); e outros três representantes da corporação. “É muito importante esta integração. Nós temos a prática e a UFU, por sua vez, detém a expertise e o efetivo (professores e alunos). Com essa cooperação, unindo prática e conhecimento, iremos servir melhor a sociedade”, destacou Casarim.

A parceria irá permitir o desenvolvimento de atividades de extensão, no ensino e pesquisa na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. “Todo mundo ganha com esta parceria. Na verdade, ela já existe e nós estamos renovando-a com o Corpo de Bombeiros [...] mas nós queremos aproveitar esta nova fase para aperfeiçoar as ações, ampliar a colaboração entre as duas instituições e colocar a nossa universidade ainda mais a serviço da comunidade. Juntamente com o Corpo de Bombeiros, existem várias oportunidades que poderão se materializar”, afirmou Steffen Junior.

Após a assinatura da minuta, aconteceu uma reunião entre integrantes do Corpo de Bombeiros e professores dos Institutos de Ciências Agrárias (Iciag) e Geografia (IG) e da Faculdade de Engenharia Civil (Feciv). Na ocasião, foi apresentada pelo tenente Daniel da Silveira Morais Júnior a atuação da Coordenadoria Intermunicipal para Redução do Risco de Desastres (CIRRD) desenvolvida em alguns municípios e que, de acordo com ele, poderia ser uma das atividades com participação da universidade. "Em especial, nesta ação, a UFU tem potencial para contribuir com: cooperação técnica com profissionais especializados nas ações de prevenção, preparação e resposta a desastres; fomento à pesquisa e extensão nas áreas correlatas; apoio em eventos técnicos visando ao gerenciamento do risco de desastres; cooperação técnica com profissionais especializados nas ações de prevenção, preparação e resposta a desastres; elaboração de planos de emergência e de contingência; no apoio ao mapeamento de áreas de risco, com utilização de alunos da graduação para trabalho de campo; monitoramento do clima com emissão de alertas e boletins do clima; expansão do projeto de instalação de estações meteorológicas para as demais cidades da região, ou projeto para instalação de radar meteorológico e incentivo a trabalhos de conclusão de cursos voltados para a redução do risco de desastres", exemplificou.

O pró-reitor Hélder Silveira apontou que “essa ação com o Corpo de Bombeiros possibilitará, ainda mais, que a UFU realize ações de extensão em várias áreas, tais como engenharia, arquitetura, geografia, biologia, química e medicina; as ações são muito diversas e visam a levantar temáticas de interesse da defesa civil, segurança pública e proteção da vida por meio da prevenção de desastres". Silveira reforçou, ainda, que “a parceria da UFU com o Corpo de Bombeiros se consolida, a partir do envolvimento de várias unidades acadêmicas para o desenvolvimento de projetos extensionistas que envolvem os estudantes e demais membros da comunidade acadêmica em todos os campi da universidade".

Palavras-chave: Parceria Corpo de Bombeiros PROEXC UFU