Cultura

Bolsistas do Programa de Iniciação Artística fazem visita técnica a espaços da UFU

Atividade é parte das ações que vão culminar com uma mostra, em janeiro

Publicado em 02/12/2022 às 13:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Foto: Magnum Barbosa

Os bolsistas do Programa de Iniciação  Artística (Pina) participaram de uma visita técnica para conhecer alguns dos espaços que estão sendo disponibilizados pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para as apresentações da “I Mostra Pina”, agendada para janeiro de 2023.

Durante a visita, que aconteceu no último dia 30 de novembro, os bolsistas foram à unidade da UFU localizada na Rua Duque de Caxias e ao Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, no bairro Roosevelt. O Pina contempla 17 estudantes e a Mostra Artística Cultural vai ser um espaço de compartilhamento para eles apresentarem o que foi desenvolvido durante o ano.

Ronaldo Bonafro, acadêmico de Teatro, é um dos beneficiados pelo programa. Para ele, a visita foi importante para conhecer os espaços e “ver possibilidades de apresentações e instalações”. Já a bolsista Maria Luiza Guimarães, estudante do curso de Artes Visuais, viu na visita a possibilidade para definir um espaço expositivo. “Somos duas alunas e precisamos de um espaço com paredes brancas. Desta forma, essa visita é importante para a gente perceber como os nossos projetos vão se adaptar nesses espaços”, explicou.

De acordo com Alexandre Molina, diretor de Cultura da UFU, “o Pina visa fomentar o desenvolvimento de projetos de investigação artística, propostos por estudantes dos cursos de graduação da área de Artes da UFU, valorizando o processo de profissionalização de artistas no contexto universitário”. Sobre a I Mostra Pina, o diretor destaca que “será o momento de compartilhar com a comunidade os resultados do programa, ampliando as possibilidades de acesso à produção cultural realizada por estudantes da UFU”.

O Programa de Iniciação  Artística é ofertado por meio de edital lançado em parceria pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). A proposta é valorizar o processo de profissionalização do artista e o aperfeiçoamento de sua formação. O investimento é oriundo do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)e de recursos próprios do orçamento da UFU. As datas da I Mostra Pina ainda estão sendo definidas pela comissão organizadora.

Palavras-chave: visita técnica Pina dicult PROEXC Proae UFU