Pular para o conteúdo principal
Campus Santa Mônica

Nossa extensão, nossa cultura; novo espaço foi inaugurado na Universidade Federal de Uberlândia

Complexo de Extensão e Cultura Olívia Calábria reúne Cultura, Extensão e Economia Solidária

Publicado em 06/04/2023 às 16:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

E se fez cultura, se fez extensão, se fez reflexão... Nas mãos dos alunos, na saia da cigana, no nariz do palhaço, na imagem do curta-metragem,  na confecção do origami, na música que alegra e protesta, nas mãos do artista, nas mãos de quem planta para alimentar, na planta que estava no quintal e agora tem serventia, no aprender envelhecer, no aprender ouvir, no aprender meditar, na dança que dá consciência ao corpo, na comunidade que entrou nos portões da Universidade sem saber que ali podia estar e, entre os risos, refletiu, aprendeu, e se apropriou do espaço que leva a marca daquela que foi movimento e defensora de muitos que não podiam e, ainda hoje, não conseguem se defender, Olívia Calábria”.  (Eliane Moreira, jornalista da UFU)

 

Foto: Arthur Gasparino

O Complexo de Extensão e Cultura Olívia Calábria, inaugurado nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril, inclui o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), a Rede de Extensão, a Lona Cultural e a Praça Olívia Calábria. O espaço se localiza no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, entre os blocos 1S e 3E.

Arte: 'Nada' e 'Joga'. (Foto: Milton Santos)

  Nada e Joga - Foto Milton Santos

Entre os objetivos do complexo está a integração das comunidades acadêmica e externa, fazendo com que novas perspectivas de cultura transitem na sociedade. É o que afirma a diretora de Extensão da UFU, Valéria Rodrigues:  “Vamos abrir nossos portões e estaremos todos juntos, todos em comunidade; é assim que tem que ser.” E finaliza com uma frase do educador Paulo Freire: “Não tem saber mais ou saber menos, há saberes diferentes. Que se somam e se completam.”

Da esquerda para a direita: Cristiane Betanho, diretora do Cieps; Alexandre Molina, diretor de Cultura; e Valéria Rodrigues, diretora de Extensão

Bem como pontua o sociólogo Raymond Williams, a cultura é o fator social que organiza o concreto dos outros meios, por meio da forma de um modo de vida. É o modo como a sociedade é concebida e vivida pelas pessoas. Com isso, podemos perceber a importância de um novo espaço cultural na Universidade Federal de Uberlândia; o local vai se tornar base para as mostras culturais de discentes, docentes e técnicos administrativos.

 

Momentos

30 de março - A inauguração oficial contou com a presença do reitor Valder Steffen Junior, que, em sua fala, destacou: “Assim como a universidade, este espaço foi conquistado [...] temos aqui um equipamento de extensão e cultura, de excelência, nos comunicando com a comunidade externa”. Na sequência, aconteceram as apresentações do "Coletivo Payaso Sem Teto” e da Orquestra Popular do Cerrado.

Coletivo Payaso Sem Teto. (Foto: Milton Santos)

Orquestra Popular do Cerrado. (Foto: Milton Santos)

Da esquerda para a direita: pró-reitor Hélder Silveira, vice-reitor Carlos Henrique Martins e reitor Valder Steffen

31 de março - Na sexta-feira, as atividades começaram cedo. Houve mostras do Programa Diário de Ideias e do Programa de Humanização do Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh); o Programa das Artes Visuais, Arte na Escola Polo, trouxe a exposição “O não grito”.

Exposição 'Arte Não Grito'. (Foto: Arthur Gasparino)

A Universidade Amiga do Idoso (Unai/UFU) levou a Feira da Economia Prateada e uma palestra a respeito da conscientização sobre diabetes e envelhecimento. Além disso, durante as exibições, estavam ocorrendo avaliações rápidas de saúde e atividades como meditação, oficinas e danças. A programação também contemplou: roda de conversa com o tema “Avanço da temática mulher nas práticas extensionistas da UFU”; a contação de histórias “Do Lúdico ao Cerrado”; Cine UFU - Especial Curtas; e a 33ª edição do Sarau Sons Poéticos. O dia terminou com uma apresentação de Vogue da Casa ÁKÁRÁ. tudo ao som da DJ Karma.

DJ Karma. (Foto: Arthur Gasparino)

 

Casa ÁKÁRÁ. (Foto: Arthur Gasparino)

Sarau Poético. (Foto: Arthur Gasparino)

 

1º de abril - No último dia de inauguração, as ações começaram com uma feirinha solidária, promovida pelo Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps/Proexc/UFU). Na parte da tarde, aconteceu uma feijoada, tendo como acompanhamento um show da banda Chiquita Bakana.

Feirinha Solidária. (Foto: Arthur Gasparino)

Preparos para Feijoada. (Foto: Arthur Gasparino)

Órgãos/setores presentes

A Lona Cultural é o novo espaço da Diretoria de Cultura (Dicult), que vai proporcionar várias possibilidades de eventos culturais para a comunidade universitária. Ela tem formato circular, o que torna flexíveis as diversas possibilidades de uso. Trazendo muito da arte circense, o espaço possui 12m x 12m e capacidade para acomodar 140 pessoas. Com esta nova estrutura, a universidade terá outro meio para fazer extensão e cultura para a comunidade.

O Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps) é uma organização que oferece apoio a iniciativas produtivas, com base nos princípios da Economia Popular Solidária. O Cieps incuba coletivos dos segmentos de arte-cultura popular, coleta seletiva e agricultura familiar camponesa em transição agroecológica. De acordo com a diretora, Cristiane Betanho, “quando o Cieps se tornou uma diretoria, a importância da economia popular foi revigorada na UFU; por isso, colocar nossos trabalhadores aqui dentro foi um passo a mais para que a universidade se tornasse socialmente referenciada”.

A Rede de Extensão é um corpo administrativo que atua em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O prédio da rede, agora também no complexo, estende o conhecimento além das fronteiras da universidade; sob o bordão de "Apoiar, congregar e unir projetos que já existem, em um só".

A Praça Olívia Calábria já existia há alguns anos, porém não era "batizada". Somente neste ano, 2023, o professor Alexandre Molina e outros organizadores das atividades resolveram homenagear a professora e militante dos movimentos sociais, Olívia Calábria.

 

Convite aberto

'Erguer esse espaço foi uma tarefa que envolveu muitas pessoas, todas elas motivadas pelos sonhos de tantas outras; portanto, o que celebramos aqui é resultado de uma ação coletiva e é assim que trabalhamos na extensão e cultura'” - Alexandre Molina, diretor de Cultura. (Foto: Milton Santos)

A partir de agora, todos podem solicitar uma ação cultural na lona, sendo discentes, docentes, técnicos administrativos ou mesmo da comunidade externa. Sobre isso, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno ressaltou: "Hoje, eu estou emocionado. A gente sonha com uma universidade aberta; se ela não for aberta, não faz sentido que exista. E eu sinto que isso aqui é essa possibilidade; isso aqui é de todas as pessoas, as diversidades e comunidades”. Durante a inauguração, o pró-reitor pontuou: “Vamos ocupar esse espaço, que é de todos e todas”.

Tem interesse em expor algo na lona? Para isto, é necessário entrar em contato via e-mail (diproc@proex.ufu.br) ou fazer a solicitação por meio do formulário.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: inauguração Complexo extensão Cultura Olívia Calábria dicult Cieps Lona Cultural PROEXC UFU

A11y