#ESPECIALUFU45

Reportagens da Agência Conexões abrem nova série do Portal Comunica UFU

Ao longo de 2023, vamos publicar materiais especiais em alusão aos 45 anos de federalização da Universidade Federal de Uberlândia. Com a temática #UFURESISTE, 11 textos produzidos por alunos do curso de Jornalismo dão início à série

Publicado em 10/02/2023 às 17:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

No próximo dia 24 de maio, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) celebra os 45 anos de sua federalização – por conta da integração de quatro faculdades da Universidade de Uberlândia (UnU), as de Engenharia, Direito, Ciências Econômicas e de Filosofia, Ciências e Letras, além do Conservatório Musical de Uberlândia.

Atualmente com sete campi, sendo três deles nos municípios de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, a UFU se transformou em um importante polo educacional e que também possui papel de destaque em termos econômicos, sociais, culturais e de saúde. Diretamente, são aproximadamente 40 mil pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica da instituição, como estudantes, docentes, técnicos administrativos ou servidores terceirizados.

Há muito para se falar e debater em relação aos pontos positivos e negativos que envolvem a universidade neste momento. Afinal, quais são as principais necessidades/demandas presentes e para o futuro? No que a UFU está deixando a desejar e quais são os motivos para isso? Por outro lado, o que já é feito muito bem e precisa ser evidenciado?

Estas são algumas das principais questões que motivaram a série #ESPECIALUFU45, que começará a ser publicada pelo Portal Comunica UFU na próxima segunda-feira, 13 de fevereiro e se estenderá até o final de 2023. “Ainda não temos roteiro e cronograma totalmente fechados, mas a proposta é justamente esta mesmo: publicar, ao longo deste ano, materiais diversificados e que não sejam apenas de autoria da nossa equipe. Estamos abertos ao envio de sugestões, bem como de textos e fotos para avaliação e possível publicação. Desta forma, conseguiremos promover debates e reflexões mais abrangentes em torno dos principais aspectos que envolvem a nossa instituição; inclusive, dando espaço para a apresentação de pontos de vista dos sujeitos que estão nela inseridos”, explica o jornalista Hermom Dourado, atual coordenador de Conteúdo da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU).

Pontapé inicial

Neste sentido, a largada do #ESPECIALUFU45 será com uma sequência de 11 reportagens produzidas pela Agência Conexões, vinculada ao curso de Jornalismo da UFU e coordenada pela jornalista e professora Ana Cristina Spannenberg. Ela explica quais são as propostas do projeto “#UFURESISTE – Seis anos de Teto de Gastos”, produzido e assinado pelos graduandos Blaranis Gomes e Lucas Ribeiro, com supervisão da própria Spannenberg e da jornalista e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFU) Bianca Guedes: “Surgiu da demanda dos estudantes. A Conexões é uma agência de notícias do curso de Jornalismo que se propõe a cobrir políticas públicas, educação e ciência na cidade de Uberlândia e a UFU é a principal instituição que reúne essas três vertentes.”

A professora comenta que, ao longo dos últimos seis anos, a agência publicou muitas reportagens a respeito dos impactos que os cortes orçamentários traziam para o funcionamento interno da instituição, mas principalmente para as comunidades que estão no entorno e para os estudantes, especialmente aqueles que dependem de assistência. “Em 2023, com a mudança de governo, passamos a vislumbrar a possibilidade de alteração nesta regra fiscal e pensamos que seria um bom momento para fazer esse balanço. A produção da série iniciou em dezembro de 2022, com planejamento dos conteúdos e agendamento das entrevistas, que foram feitas ao longo do mês de janeiro de 2023”, detalha.

Finalizando, a docente relata sobre a satisfação com a possibilidade dos materiais produzidos pela equipe da Conexões serem compartilhados e divulgados pelos canais oficiais de comunicação da UFU a partir do próximo dia 13, segunda-feira. “No meio do caminho, recebemos este convite da Dirco. Ficamos muito honrados com isso, além de mais motivados ainda, quando soubemos que a #UFURESISTE iria abrir o especial do Portal Comunica UFU. É um reconhecimento interno ao trabalho da Conexões, que existe há sete anos e já foi premiada como melhor agência experimental de jornalismo do Brasil.”

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.