Diversidade

Proae divulga abertura de vagas para comissão de política de diversidade sexual e de gênero

Candidaturas podem ser realizadas até sexta-feira, 13/12

Publicado em 06/12/2019 às 17:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) torna pública a consulta de candidatos para composição da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da Universidade Federal de Uberlândia. A candidatura pode ser realizada até sexta-feira, 13/12/2019, através da apresentação de um mini currículo, currículo completo, foto e vídeo de apresentação, que serão disponibilizados para consulta da comunidade universitária.

Segundo Klênio Sousa, coordenador da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), a criação da comissão é um passo importante na afirmação de ações voltadas ao público LGBT. “Essa é uma oportunidade de fazer parte de uma comissão que trabalhará diretamente no combate às discriminações e preconceitos no ambiente universitário, fiscalizando e fomentando ações referentes à resolução”, afirma o coordenador.

A votação para eleição dos membros que irão compor a comissão será realizada entre os dias 16 e 20/12. Para que o voto não seja invalidado, cada segmento da comunidade acadêmica (docente, técnico e discente) deve votar em seus respectivos representantes.

Todo o processo estará disponível no site da Proae.

Da Política, seus Princípios e Objetivos

Em setembro de 2019, foi aprovada pelo Conselho Universitário, via Resolução Nº 10/2019, que estabelece a Política de Diversidade Sexual e de Gênero da Universidade Federal de Uberlândia. A resolução atua na implementação de programas com suas atividades na universidade e garantir o exercício pleno da cidadania e da dignidade das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros (LGBT).

Em seu capítulo III, do Acompanhamento Institucional, é deliberado a composição da Comissão Permanente de Acompanhamento e suas responsabilidades. A Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero será composta por representantes dos diferentes segmentos da Universidade:

I - Um representante de cada Pró-Reitoria da Universidade, indicado pela respectiva Pró- Reitoria;

II - Dois Representantes dos estudantes eleitos por seus pares, referendados pelo Conselho Universitário;

III - Dois representantes dos técnicos administrativos eleitos por seus pares, referendados pelo Conselho Universitário;

IV - Dois Representantes dos docentes eleitos por seus pares, referendados pelo Conselho Universitário.

A Comissão Permanente de Acompanhamento deverá eleger um coordenador entre seus integrantes, o qual deverá apresentar comprovada experiência de pesquisa ou extensão na temática da Diversidade Sexual e de Gênero. O mandato de cada integrante da Comissão Permanente de Acompanhamento terá duração de 2 (dois) anos, sendo permitida sua recondução por mais um mandato. A participação na comissão é voluntária e não remunerada.

Palavras-chave: política diversidade lgbt gênero comissão eleição