Pular para o conteúdo principal
Publicação

Novo e-book traz lutas e conquistas da diversidade na UFU

Livro digital 'Diversidade Sexual e de Gênero na UFU' documenta as lutas e conquistas da comunidade LGBTQIAPN+ na Universidade Federal de Uberlândia, servindo como material educativo e histórico, e buscando promover respeito e empoderamento

Publicado em 27/10/2023 às 08:42 - Atualizado em 20/11/2023 às 16:57

Livro digital apresenta diversas questões relativas ao ambiente diverso da UFU

 

A ideia de criar o e-book "Diversidade Sexual e de Gênero na Universidade Federal de Uberlândia: entre limites e potencialidades" surgiu da necessidade de documentar a cronologia da política de diversidade sexual e de gênero da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).´ É o que explica um dos quatro organizadores do trabalho, o professor Klênio Antônio Sousa. Ele é membro da equipe da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU).  

"Quando a história é apenas recordada pela memória, ela corre um grande risco de se perder no horizonte", aponta. Para Sousa, o e-book serve não apenas como material didático, mas também como um tributo às pessoas que lutaram pela política de diversidade sexual e de gênero na UFU. 

A obra foi construída com a colaboração de várias vozes, tanto de pesquisadores quanto de militantes, que não estão diretamente envolvidos com a política, mas que contribuem indiretamente para sua implementação. "São pessoas que se conhecem, se encontraram em eventos, na luta e na militância. Então, é como se fosse uma comunidade produzindo para outra comunidade", resume o docente. 

Os leitores podem ter acesso no livro digital à história da política de diversidade sexual na universidade, além de reflexões sobre transexualidade, lesbianidade, entre outros temas relacionados à política de diversidade sexual. O material é bastante didático, esclarecedor e apresenta uma linguagem acessível. 

Ainda conforme Sousa, a proposta geral do e-book é abordar os conceitos relacionados à diversidade, as reflexões sobre pesquisa, ensino e extensão que envolvem tal temática, e as ações dos coletivos, buscando construir a memória dos grupos LGBTQIA+ ligados à UFU. "Queremos ampliar os canais de discussão junto à comunidade acadêmica e reverberar o tema debatido na sociedade em geral, contribuindo para a promoção do respeito e do empoderamento dessa comunidade específica, que ainda enfrenta preconceitos de diversas naturezas relacionados ao fenômeno da LGBTfobia", salienta. 

Apesar de o livro não trazer os relatórios de atividades da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero (CPDiversa), que detalham pesquisas e implementações relacionadas à política de diversidade sexual de gênero da UFU, o membro da Dipae destaca a importância de registrar a história para evitar distorções futuras e o esquecimento do momento histórico da luta na instituição. 

"Diversidade Sexual e de Gênero na Universidade Federal de Uberlândia: entre limites e potencialidades" é uma obra que celebra a comunidade LGBTQIAPN+ da universidade, servindo ao mesmo tempo como material educativo e histórico, disponível para todos que desejam compreender melhor as lutas e conquistas desse grupo no ambiente acadêmico. Destinado a estudantes, professores e à comunidade em geral, o trabalho pretende alcançar o maior número de pessoas possível, tanto dentro quanto fora da academia, com suas implicações políticas e sociais. O material pode ser encontrado gratuitamente, no portal da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: ebook diversidade gênero conquista LGBTQIAP+

A11y