MULHERES

UFU oferece amparo às mulheres

Conheça as assistências, oferecidas pela universidade, voltadas para as discentes

Publicado em 15/03/2021 às 15:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Além de bolsa de assistência estudantil, UFU tem projetos que buscam dar amparo às mulheres na universidade e fora dela. (Imagem: Pixabay)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e como parte da iniciativa “Mês do Respeito”, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem promovido a campanha “UFU Contra o Assédio”. Por meio dessa ação, diversas lives sobre o tema serão transmitidas durante os meses de março e abril.

Mas, você sabia que a UFU oferece diferentes tipos de assistências às mulheres durante o ano todo? Conheça alguns dos projetos da universidade, que são dedicados a esse público:

Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual (Nuavidas): projeto desenvolvido no Hospital de Clínicas (HC-U) e vinculado ao Escritório de Assessoria Jurísica Popular (Esajup), atende e orienta pessoas vítimas de violência sexual. A iniciativa oferece acompanhamento e tratamento físico, psicológico e jurídico. Devido à pandemia, o atendimento tem sido realizado por demanda, através do email nuavidas@gmail.com. Antes de receber o atendimento, que é sigiloso, as pacientes passam por uma triagem e, então, são encaminhadas para o Nuavidas.

Acolhidas: projeto de extensão do Esajup, é um coletivo feminista de enfrentamento e combate ao assédio moral, sexual e virtual, assim como à violência de gênero sofridos por mulheres na UFU. Estudantes, professoras e técnicas recebem o apoio necessário para relatar incidentes ocorridos dentro dos campi da universidade e virtualmente. Além do atendimento, o projeto também realiza eventos e campanhas de conscientização sobre o assunto nas redes sociais. O email de contato do coletivo é acolhidas.ouvidoria@gmail.com .

Todas por Ela: projeto de extensão do Esajup que presta assessoria jurídica, de forma voluntária, às vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero. A iniciativa também elabora materiais de prevenção e combate à violência, de empoderamento feminino e combate à cultura do estupro dentro de escolas primárias, secundárias e ensino médio através de cartilhas, esquetes, teatros e outras manifestações artísticas. Devido à pandemia, o atendimento tem sido realizado por demanda, através do email todasporela@gmail.com .

Para as estudantes da UFU que são mães, a universidade também oferece:

Auxílio creche: além dos auxílios oferecidos para os alunos, em geral, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Proae oferta também este recurso a discentes com filha(o) com menos de 6 anos de idade. Datas e requisitos podem ser encontrados no edital desta assistência, que é publicado no site da Proae. Apesar da pandemia de Covid-19, esse auxílio foi mantido conforme estabelecido por PORTARIA.

Palavras-chave: assistência Proae acolhidas Todas por Ela Nuavidas auxílio creche Mulheres