Campus Umuarama

Diego Delfiol é reeleito para direção do Hospital Veterinário da UFU

Candidato único obteve ampla aprovação dos votantes e ocupará o cargo de diretor do HOVET/UFU por mais quatro anos

Publicado em 30/04/2021 às 11:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Diego Delfiol, em entrevista realizada antes da pandemia. (Foto: Milton Santos)

Em consulta eleitoral realizada na última segunda-feira, 26 de abril, por meio do sistema de votação eletrônica Helios Voting, o professor Diego José Zanzarini Delfiol foi reeleito ao cargo de diretor do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HOVET/UFU). O novo mandato é de quatro anos, com término em 2025.

A consulta eleitoral contou com a participação de professores, servidores técnico-administrativos, residentes e estudantes dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia, além dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. No total, foram apurados 231 votos e o resultado final da consulta foi o seguinte:

Do total de 219 votos recebidos, Diego Delfiol obteve 214 pontos, considerando o critério de proporcionalidade (votos de servidores equivalem a 70% e os de estudantes, 30%). O Portal Comunica conversou com Delfiol sobre o balanço da primeira gestão; as metas e os desafios do seu novo mandato.

Portal Comunica - Qual avaliação o sr. faz da sua primeira gestão à frente do HOVET?

Diego José Zanzarini Delfiol - Extremamente positiva. Juntamente com toda a equipe do Hospital Veterinário, durante os últimos quatro anos, pudemos melhorar muito tanto a estrutura quanto a qualidade de atendimento no hospital. Posso citar aqui alguns feitos que são importantes, como a construção da subestação de energia, exclusiva para o HOVET e a informatização do hospital. Durante esta gestão, fizemos a troca de todo o telhado do HOVET; finalizamos as obras do Serviço de Especialidade, como, por exemplo, o do Serviço de Clínica e Cirurgia Oncológica (SECCON), no qual conseguimos terminar a estrutura física para atendimento; a implantação de serviços como de endocrinologia, dermatologia, nefrologia, cardiologia, teriogenologia e oftalmologia. Fizemos a reforma do anfiteatro; melhoramos a parte de segurança aqui dentro, com a instalação de câmeras; reforma de vários setores dentro do HOVET; a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Enfim, foi uma primeira gestão que nos exigiu um trabalho árduo, porém conseguimos obter resultados bastante satisfatórios neste período.

É importante destacar alguns projetos que são desenvolvidos no hospital, como, por exemplo, o de castração: durante nossa primeira gestão, foi aumentado em mais de 30%, castrando, em média, 1.600 animais por ano. Além disso, temos apoiado o PetCare, programa de extensão da universidade, responsável por cuidar dos animais dos campi. O HOVET também é responsável pela prestação de assistência para os animais apreendidos pela Prefeitura Municipal, muitas vezes de grande porte; e por atender toda a população de Uberlândia e região. Vale destacar a presença dos alunos de graduação e pós-graduação no HOVET: criamos um programa, onde os estudantes de Medicina Veterinária podem participar da rotina do hospital desde o primeiro período até o estágio curricular; então, eles podem vivenciar mais o dia a dia do HOVET.

Quais são os principais projetos e objetivos para o novo quadriênio?

Com relação à nova gestão, as nossas propostas estão pautadas nos três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Para que isso funcione bem, precisamos de algumas melhorias na questão de infraestrutura do hospital, como, por exemplo, a instalação de um gerador para os momentos de queda de energia. Outro ponto crítico que precisamos melhorar são os locais do estacionamento e recepção, para atendermos melhor a comunidade. Temos diversos ambulatórios que precisam ser revitalizados.

Iremos trabalhar em cima disso e tentar viabilizar melhorias na qualidade dos serviços prestados. Ativar a internação 24 horas, por exemplo, é um dos nossos objetivos, apesar de sabermos das dificuldades para que isso ocorra. Continuaremos apoiando nossos estudantes de graduação e pós-graduação para que tenham uma atuação aqui no HOVET; afinal, somos um enorme laboratório de pesquisa. Daremos continuidade no trabalho que está sendo feito, buscando melhorias, tanto estruturais, quanto em atendimento, para que, com isso, possamos ter uma melhor qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão aqui realizados.

Para encerrar, por favor, comente a respeito das mudanças que ocorreram na rotina do Hospital Veterinário por conta da pandemia.

Trabalhar durante o período de pandemia foi bastante desafiador para toda a equipe do HOVET, mas nós, como os profissionais da saúde, sabendo da importância do serviço prestado para a população de Uberlândia e região, mantivemos todas as atividades. Inicialmente, em um período reduzido, atendemos apenas urgência e emergência nos primeiros 45 dias. Depois que fomos nos reestruturando, entendendo melhor sobre o cenário e conseguindo tomar todas as medidas de segurança necessárias e adequadas, voltamos praticamente ao atendimento normal três meses após o início da pandemia.

Vale ressaltar que o HOVET se manteve aberto durante todo este período. Graças ao empenho de todos os servidores, médicos veterinários, residentes e da equipe de limpeza terceirizada, mantivemos de maneira ininterrupta o atendimento à população de Uberlândia e região. Hoje, além de fazer o atendimento de urgência e emergência para aqueles animais que chegam, trabalhamos com consultas com horário marcado, para facilitar para o tutor poder trazer seu animal e não ter que ficar esperando por muito tempo.

Palavras-chave: hospital veterinário HOVET UFU consulta eleitoral Diego Delfiol