ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Pró-Reitoria de Assistência Estudantil publica novos editais em apoio aos estudantes da UFU

Primeiro dos quatros novos editais contempla estudantes em vulnerabilidade socioeconômica matriculados em cursos de graduação e ensino técnico presenciais

Publicado em 28/06/2021 às 14:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal De Uberlândia (Proae/UFU) divulgou, na sexta-feira, 25 de junho de 2021, o Edital Proae nº 04 / 2021 para o processo de concessão dos auxílios emergenciais da assistência estudantil a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em cursos de graduação e ensino técnico presenciais, na modalidade de ensino remoto, para o semestre letivo 2020-2, conforme o calendário acadêmico, previsto na Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação (Congrad) da UFU.

De acordo com a pró-reitora de Assistência Estudantis, Elaine Saraiva Calderari, as demandas estudantis não desaparecem durante a pandemia. “A complexidade e o ineditismo da pandemia no contexto universitário, fizeram com que houvesse a elaboração de novas estratégias de enfrentamento das desigualdades no ensino superior, voltadas ao atendimento das demandas acadêmicas intensificadas no contexto da pandemia”, explica a pró-reitora.

Poderão solicitar os auxílios previstos na Política de Assistência Estudantil da UFU os estudantes da universidade que estejam em primeira graduação presencial e no ensino técnico presencial, na modalidade de ensino remoto, seguindo os critérios de concessão estabelecidos nas resoluções vigentes, em vulnerabilidade socioeconômica, cuja renda familiar bruta mensal per capita seja igual ou inferior a um salário mínimo vigente (R$ 1.100,00), enquanto perdurarem as atividades remotas, decorrentes das medidas de enfrentamento à Covid-19.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas no período de 29/06 a 12/07, exclusivamente, pelo sítio eletrônico https://www.psg.ufu.br/auxilio/.

Dúvidas relativas à inscrição do processo de concessão dos auxílios da Assistência Estudantil deverão ser encaminhadas para o e-mail diase@proae.ufu.br, com o título "CAMPUS - ASSUNTO - NOME DO ESTUDANTE".

Novos editais

Além do Edital Proae nº 04/2021, publicado na sexta-feira, está prevista ainda para esta semana, a publicação de três novos editais:

- Edital Proae nº 05/2021, destinado a estudantes de graduação assistidos, que já possuem análise socioeconômica, sendo necessário apenas o recadastramento da situação social. O edital vai possibilitar a solicitação de novos auxílios (alteração/inclusão);

-  Edital Proae nº 06/2021, destinado a estudantes estrangeiros. Será realizada a análise socioeconômica, conforme previsto na Resolução Consex nº 09/2020;

- Edital Proae nº 07/2021, específico para estudantes não assistidos do ensino técnico, graduação e pós-graduação. Incluem-se neste edital estudantes que ingressaram via Sisu e processos seletivos da pós-graduação, dentre outros, e já possuem vínculo com a instituição e ainda não passaram pela análise socioeconômica.

Política estudantil

Na UFU, além do Pnaes e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério de Educação, e outros dispositivos legais, integram a política estudantil o Programa de Apoio à Permanência do Estudante da Estes/UFU e o Programa Institucional Emergencial de Inclusão Digital Portaria, instituído pela Reito nº 663/2020.

Ainda de acordo com a pró-reitora, ter condições de permanência e manutenção do seu vínculo com a universidade e ter suas demandas inseridas nas áreas de prioridade, estabelecidas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), é um direito essencial da comunidade discente e um desafio urgente dos gestores junto ao Pnaes, nas instituições de ensino superior. “A UFU garantiu a continuidade dos auxílios aos estudantes assistidos, fez a implementação do Programa Institucional Emergencial de Inclusão Digital para garantir a democratização do acesso à internet e a aquisição de dispositivos eletrônicos aos estudantes em vulnerabilidade econômica e passa a garantir o acesso em novos auxílios em sua totalidade e integralidade do Programa Nacional de Assistência Estudantil”, conclui Calderari.

Palavras-chave: assistência estudantil auxílio emergencial Pnaes PNAE Proae UFU