Pular para o conteúdo principal
Capacitação

Espaço 4.0 divulga últimas duas turmas de 2021 em seus cursos de capacitação

Período de inscrições para as turmas de novembro será entre os dias 4 e 22 de outubro; podem se candidatar jovens de 15 a 29 anos

Publicado em 29/09/2021 às 13:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Imagem: Divulgação

O Espaço 4.0 é um ambiente de inovação e tecnologia, desenvolvido na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU), em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). De acordo com a professora Vérica Freitas, coordenadora desta organização na UFU, o objetivo do Espaço 4.0 é promover a capacitação profissional e inclusão digital de jovens. Por isso, a proposta é ofertar cursos relacionados à Inovação, Tecnologia e Indústria 4.0, sem custos para o participante.

“Agora em novembro de 2021 temos a nossa quarta turma, com a oferta de dois cursos: 'Simulação Computacional em Operações' e 'Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria 4.0'”, explica a coordenadora. “As inscrições para essas turmas começam no dia 4 de outubro e será  a última oportunidade para realizar os cursos em 2021”, alerta.

A Indústria 4.0 é tema recorrente na vida atual; porém, muitas vezes, as pessoas desconhecem o seu significado, seus pilares, propósito, princípios, os impactos no mercado consumidor ou mesmo as tecnologias envolvidas. Nesse sentido, Freitas afirma que a importância desse espaço se dá ao possibilitar que as pessoas conheçam, entendam e estejam aptas a atuar nesse novo contexto.

Entre agosto e novembro deste ano, estão sendo ofertadas duas turmas por mês, sempre com aulas remotas. O programa de formação profissional complementar é destinado a pessoas que tenham de 15 a 29 anos. Os participantes que cumprirem os critérios requeridos para aprovação no curso, incluindo a frequência mínima de 75%, receberão certificados de conclusão emitidos via Sistema de Informação de Extensão (Siex), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU).

 

Turmas de novembro

As inscrições para as turmas de novembro acontecem entre os dias 4 e 22 de outubro e os cursos serão ministrados de forma remota e com aulas síncronas. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário on-line, disponível em https://forms.gle/MhrGEHbKmQHz5aUT7.

Confira, abaixo, as principais informações dos cursos que serão ministrados pelo Espaço 4.0 em novembro.

 

>>> Curso Simulação Computacional em Operações

  • Período: 04/11 a 25/11/2021, das 14h às 17h40 - sempre às quintas-feiras;
  • Informações gerais: este curso será ministrado pelo professor Jean Carlos Domingos, graduado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (Unip - 2001), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2004) e doutor em Engenharia de Produção também pela UFSCar (2013); atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia; foi coordenador do Curso de Graduação em Gestão da Informação, entre os anos de 2018 a 2020; possui experiência na área de Ciência da Computação com desenvolvimento, implementação e gestão de sistemas de informação para gestão empresarial (ERP), e Engenharia da Produção com ênfase em Planejamento e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação aplicada ao PCP e à Logística, Sistemas de Informação, Mapeamento de Processos, Inteligência Computacional, Scheduling, S&OP, e System Dynamics aplicado à gestão de sistemas de produção.
  • Principais tópicos do curso: Conceitos, Princípios e Pilares da Simulação Computacional; Simulação Computacional Aplicada à Gestão de Operações; Simulação Computacional como Suporte à Tomada de Decisão; Iniciação na Construção de Modelos Computacionais Associados a Sistemas Reais.

 

>>> Curso Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria 4.0

  • Período: 09/11 a 30/11/2021, das 14h às 17h40 - sempre às terças-feiras;
  • Informações gerais: Este curso será ministrado pelo professor Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, doutor em Educação nas Ciências, área de concentração: Administração, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí (2013), mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2004), formação pós-universitária Lean Management em Portugal (2019), especialista em Administração da Produção (2002) e graduação em Administração pela Faculdade Três de Maio - Setrem (1999). Formação técnica em Segurança do Trabalho e Técnico em Mecânica Industrial pela UFSM. Atualmente é professor adjunto da área de Operações e Sistemas de informações da Fagen/UFU. Atua na área de Administração da Produção e Operações, Comércio Exterior e pesquisa na área de ensino da Administração.
  • Principais tópicos do curso: Noções básicas dos fundamentos da ergonomia dos postos e das atividades de trabalho; Práticas e pensamento prevencionista durante a realização de atividades profissionais em geral e especificamente na Indústria 4.0; e Identificação e gestão dos principais riscos ocupacionais na Indústria 4.0.

 

Para mais informações sobre o Espaço 4.0 na UFU, acesse sua página no Instagram.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Capacitação Fagen UFU FAGEN; UFU; curso de capacitação; Espaço 4.0; inovação; tecnologia; desenvolvimento; inclusão digital;

A11y