Ciência

Diretor de Pesquisa da UFU irá compor o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal

Murilo Vieira Silva também será presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) a partir de 2022

Publicado em 22/11/2021 às 17:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Silva: ‘Compor o Concea é uma grande oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da ciência e tecnologia’ (Foto: Arquivo Pessoal)

O diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PROPP/UFU), Murilo Vieira Silva, irá compor o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), representando a Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL).

O conselho faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é a autoridade nacional responsável por formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica em todo o território nacional. Cabe a ele formular normas, credenciar instituições, monitorar e avaliar a introdução de técnicas alternativas que substituam a utilização de animais em ensino e pesquisa, estabelecer normas técnicas para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal, bem como sobre as condições de trabalho nessas instalações. Ele é presidido pelo ministro do MCTI e constituído por representantes de diversas entidades e ministérios.

Silva também é pesquisador da Rede de Biotérios de Roedores da UFU (Foto: Fabiano Goulart)

O diretor de Pesquisa destaca a importância em compor o conselho: “Compor o Concea é uma grande oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no contexto do uso de animais em nosso país. Sobretudo, zelar pelo uso ético e legal desses seres enquanto modelos em protocolos experimentais, os quais são imprescindíveis para o avanço da ciência, fator evidente nos avanços em saúde pública proporcionados por meio do uso de animais, como vacinas (poliomielite, tétano, hepatite, meningite, febre amarela, até mesmo covid-19) e medicamentos”.

Além de diretor de Pesquisa, Silva foi eleito, recentemente, presidente da SBCAL para o mandato de 2022-2025. Em 2018, recebeu o prêmio Iclas Travel Awards, concedido pelo Conselho Internacional para Ciência Animal de Laboratório (Iclas), devido a sua atuação no campo da Ciência em Animais de Laboratório.

Você pode acompanhar os trabalhos do Concea pelo site oficial.

Palavras-chave: Propp; Ciência;