Saúde mental

Grupo 'TOCA' atende universitários em eventos de acolhimento e cuidado em saúde mental

Equipe do curso de Psicologia atende alunos durante o período de volta às aulas; inscrições para grupos temáticos vão até 13 de dezembro

Publicado em 06/12/2021 às 11:10 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Grupo Terapêutico On-line (TOCA), projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vai promover dois encontros com profissionais e alunos do curso de Psicologia para atender os estudantes de graduação da instituição, durante este incício de semestre letivo. Esses eventos, chamados de grupos temáticos, acontecem das 17h30 às 19h, sendo o "Volta às aulas, dezembro e a vida continua", nos dias 8 e 15 de dezembro, e o "Pandemia e as aulas práticas", em 14 de dezembro. As incrições devem ser feitas por meio do formulário dos respectivos eventos até o dia 13 de dezembro.

Segundo a extensionista Ana Beatriz Ferreira. aluna do 10° período de Psicologia, os grupos temáticos foram desenvolvidos em meio ao contexto da pandemia do novo coronavírus. "Observamos que o atual semestre demandava queixas atípicas, como o retorno de atividades práticas após mais de um ano de aulas somente on-line ou o ingresso de calouros ao final do ano. Por isso, entendemos que o grupo é um espaço potente de acolhimento para os alunos", afirma.

A realização do acolhimento dos estudantes acontece em conjunto com os demais participantes dos grupos temáticos, com a escuta ativa de profissionais da Psicologia e com a proposta de reflexão sobre a temática envolvida, visando a fomentar o apoio à saúde mental dos universitários. Ao contrário do "Volta às aulas, dezembro e a vida continua", o grupo "Pandemia e as aulas práticas" é destinado apenas aos alunos da área da Saúde.

Arte: Proae/UFU

O TOCA é um projeto de extensão desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU) e liderado por membros da Psicologia com experiência em coordenação de grupo e em saúde mental. Atualmente, a equipe responsável pelo projeto é composta pela professora Marciana Farinha, a mestranda Micaela Brandão, a estagiária Mayra Alejandra, a estudante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) Victoria Miranda e por Ana Beatriz Ferreira. Durante o ensino remoto, já foram promovidos diversos encontros com os universitários.

"Refletindo sobre as ações de acolhimento em saúde mental realizadas pelo projeto em momentos passados, entendemos que era necessário possibilitar um espaço de escuta e acolhimento aos alunos ingressantes e também aos que estão retornando à universidade pós-periodo remoto", relata Ferreira sobre o devido cuidado possibilitado pelo TOCA durante o momento de instabilidade.

Palavras-chave: Grupo Toca saúde mental acolhimento Psicologia estudantes volta às aulas