VIDEOCAST

Edição 56 do 'UFUCast' debate o TOC e as manias

Um dos últimos episódios da temporada de estreia do videocast discutiu os principais aspectos, complexidades e diferenças entre costumes recorrentes e o transtorno

Publicado em 26/04/2023 às 11:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Reprodução

Na segunda transmissão do UFUCast no mês de abril, realizada no dia 13, os jornalistas Matheus Minuncio e Sara Camelo conversaram com a psicóloga Marilda Coelho. Em pauta na edição 56 do videocast, estiveram as principais diferenças entre as manias e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), as possíveis causas e tratamentos, além de quando devemos nos preocupar com uma mania que passa a apresentar sintomas patológicos.

Mania e TOC: tudo a mesma coisa?

Apesar do senso comum, em piadinhas com colegas e até do uso dos termos como sinônimos, mania e TOC não são a mesma coisa. Com licença poética, e simplificando, uma mania disfuncional se torna um Transtorno Obsessivo Compulsivo. A convidade do videocast esclarece que a mania é “um comportamento que você repete e não consegue ficar sem fazer, pois o nível de ansiedade aumenta demais; esse comportamento funciona como um alívio para essa ansiedade que se sente”. A psicóloga explica que esse quadro de ansiedade é constante, de modo que, para aliviar um pouco dessa sensação, a pessoa desenvolve rituais. Ela indica, ainda, que por trás de uma mania há um pensamento, que leva a um sentimento não conhecido e que é negado.

Mas, na maioria das vezes, as manias não são prejudiciais. Então, como elas se transformam em um TOC? Coelho indica que a principal diferença entre a mania e o TOC está justamente na gradação entre eles e no efeito prático que está tendo na vida daquela pessoa. Se o comportamento está causando sofrimento físico ou emocional e/ou gerando prejuízos na sua vida cotidiana, profissional, amorosa ou familiar, ele passa a ser entendido como um transtorno. “Se você precisa checar se trancou a porta da sua casa uma ou duas vezes e fica satisfeito, não há problema. Agora, se você precisa checar tantas vezes que acaba até chegando atrasada aos seus compromissos, aí é TOC. Se você limpa a sua mesa, pode ser um bom costume. Mas, se você limpa tanto, ao ponto de ferir a mão, é TOC. A diferença está no quanto isso interfere na sua vida”, destaca.

Como buscar ajuda nesses casos?

A solução para quadros de saúde mental está sempre na busca dos profissionais adequados para cuidar dessa área, sejam psicólogos ou psiquiatras, visto que um quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo pode ter raízes mais profundas, como depressão ou quadros de ansiedade. Dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os estudantes podem buscar os serviços da Divisão de Saúde (Disau/UFU), vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Em caso de servidores da instituição e/ou seus dependentes, pode-se procurar o Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor, da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Para as pessoas da comunidade externa, a Prefeitura de Uberlândia disponibiliza serviços de saúde mental por meio dos Centros de Atenção de Saúde Psicossocial (Caps), vinculados à rede pública de saúde.

Sobre o UFUCast

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU, no YouTube, e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Este projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.