Empreendedorismo e Ciência

Enactus UFU fica em terceiro lugar em campeonato nacional

Time ganhou quatro prêmios e apoio financeiro

Publicado em 02/08/2022 às 10:10 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Na UFU, a Enactus surgiu em 2015 e busca desenvolver três pilares: o social, ambiental e econômico. (Foto: Arquivo pessoal)

Nos dias 28 e 29 de julho, a Enactus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participou do Evento Nacional da Enactus Brasil (Eneb). O objetivo do evento é apresentar os projetos e resultados alcançados pelos quase 50 times de todo o país. Dentre os competidores, a equipe da UFU ficou em terceiro lugar.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que estimula ações de empreendedorismo social entre estudantes universitários. O nome Enactus é a junção de três palavras em inglês: entrepreneurial  (empreendedorismo), action (ação) e us (nós).

Com realização em São Paulo, os resultados foram apresentados para uma banca de juízes; dentre eles, diretores executivos e gerentes da Amanco Wavin, Cargill, 99jobs, Bic, Sumitomo, Fundação Estudar, entre outras.

A Enactus UFU ganhou quatro prêmios: "Prêmio Alimentação em Foco", promovido pela Cargill; "Handover", programa de aceleração promovido pela Enactus Brasil; "Mentora do Ano"; e o terceiro lugar no "Top 3". Com a colocação, a equipe recebeu apoio financeiro para impulsionar seus projetos.

Julia Vasconcelos, graduanda em Administração pela UFU e atual presidente da Enactus/UFU, fala da importância das premiações: “É muito importante para a visibilidade do nosso time, tanto dentro da UFU quanto dentro da rede da Enactus. Nesses dias fizemos história, pois foi a primeira vez que conseguimos ir para a final. Assim, criamos oportunidades para crescermos tanto dentro da universidade, atraindo mais pessoas para nosso time, quanto dentro da rede para atrair mais parceiros.”

A instituição

Tendo em vista o empreendedorismo social e tomando a ciência como norteadora, a Enactus está presente em 35 países e desenvolve projetos sustentáveis que impactam o mundo, principalmente nas comunidades em que a instituição está inserida. Existente também na UFU, a Enactus desenvolve produtos criativos e que sejam ecologicamente sustentáveis.

O empreendedorismo social sustentável também foi o tema do episódio #41 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, disponível em todas as plataformas de streaming.

Descubra como impactar a sociedade por meio do conhecimento científico e sua implementação através de ações empreendedoras. (Arte: Ludimila de Castro)

Palavras-chave: Enactus Prêmio empreendedorismo