Premiações

Estudantes da Facom recebem prêmio destaque do ano da Sociedade Brasileira de Computação

Reconhecimento da SBC evidencia a qualidade dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UFU

Publicado em 06/06/2023 às 11:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Homenagem ocorreu durante a Colação de Grau Unificada 2022.1. (Fotos: Arquivos pessoais)

Três alunos da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU) foram premiados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em reconhecimento pela excelente atuação acadêmica nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitárias.

Durante a Colação de Grau Unificada 2022.1, que aconteceu no dia 29 de abril de 2023, os formandos Gustavo de Faria Silva, do curso de Ciência da Computação, e Arthur Filipe Sousa Gomes, do curso de Sistemas de Informação, ambos do Campus Santa Mônica, juntamente com Marlon Brendo Ramos, graduado em Sistemas de Informação pelo Campus Monte Carmelo, foram parabenizados pelos coordenadores e paraninfos dos cursos, pelos diretores da Facom e da Diretoria de Ensino da UFU.

Destacam-se as atividades de colaboração na organização do principal evento da Faculdade de Computação em 2018, a Facom Techweek. O evento envolve palestras, minicursos, mesas-redondas, competições técnicas, apresentação de trabalhos e pesquisas científicas. Além disso, Ramos entrou no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCO).

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma sociedade científica sem fins lucrativos e, com esta iniciativa, busca valorizar a qualidade do ensino na área da computação em todo o Brasil. Os estudantes premiados foram reconhecidos pelas suas dedicações aos estudos e atividades acadêmicas, que lhes renderam o maior Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) entre os formandos de suas turmas.

Sob a orientação do professor Marcelo Zanchetta do Nascimento, Gustavo de Faria desenvolveu sua monografia de final de curso sobre análise e investigação de padrões de comportamento dos usuários durante as partidas, armazenados na base de dados do aplicativo Michelzinho. Ele auxilia profissionais da área da psicologia, notadamente no Transtorno do Espectro Autista (TEA); além disso, a ferramenta foi desenvolvida em linguagem Python, para pré-processamento, agrupamento e análise dos dados utilizando mineração de dados por meio de algoritmos. O jogo que desenvolve habilidades emocionais e sociais em crianças com autismo ou deficiência intelectual já foi tema de uma matéria aqui, na seção “Leia Cientistas”, com autoria de Adilmar Coelho Dantas.

Para a coordenação da faculdade, este reconhecimento da SBC aos alunos evidencia a qualidade dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação e prestigia a UFU na comunidade científica de Computação. Ademais, a intenção é motivar os discentes da instituição na participação acadêmica e os egressos a seguirem investindo na carreira.

Palavras-chave: Computação Prêmio Monte Carmelo sistemas de informação monte carmelo Ciência da Computação