Pesquisa da UFU analisa fatores de risco em doenças crônicas não transmissíveis

Estudo em desenvolvimento pela Faculdade de Medicina tem como objetivo fornecer informações que ajudem a melhorar a qualidade de vida

Publicado em 09/08/2022 às 08:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

As doenças crônicas não transmissíveis têm origem não infecciosa. (Foto: Freepik)

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são caracterizadas pelo desenvolvimento ao longo da vida e podem chegar silenciosas, como diabetes, câncer e hipertensão.

Catarina Machado Azeredo, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), está envolvida em uma pesquisa que analisa as desigualdades em DCNT e seus fatores de risco em adultos e adolescentes, com o objetivo de fornecer informações que ajudem a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

De acordo com a pesquisadora, comportamentos em saúde, como alimentação, atividade física, tabagismo e uso de álcool ocupam um local central na discussão sobre DCNT.

O estudo apresenta dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Azeredo tem a perspectiva de concluir a pesquisa até 2024. Os resultados serão divulgados por meio de publicações em revistas científicas da área de saúde coletiva e podem ajudar na criação ou atualização de políticas públicas que atendam às pessoas com DCNT.

Produtividade em Pesquisa

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, em fevereiro de 2022, o resultado final referente às Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Azeredo está entre os 63 pesquisadores aprovados da UFU, de diferentes áreas do conhecimento.

O objetivo das bolsas é valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque, incentivando o aumento dessas produções.

Palavras-chave: Ciência bolsas de produtividade em pesquisa Produtividade em Pesquisa Série Produtividade em Pesquisa doenças crônicas não transmissíveis