Startup incubada pela UFU investiga perfil de pessoas com hábitos saudáveis

Respostas vão guiar melhorias na fabricação da bebida Kombucha e estratégias de vendas

Publicado em 26/08/2022 às 11:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Kombucha é uma bebida considerada não alcoólica, pois o seu teor alcoólico é menor que 0,5%. (Foto: Bárbara Tiveron)

Sow, uma startup (empresa emergente) incubada pelo Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da Universidade Federal da Universidade Federal de Uberlândia (Ciaem/UFU), convida pessoas com hábitos saudáveis na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a responderem a um formulário (acesse aqui) que tem o objetivo de ajudar a aperfeiçoar a produção e o marketing da bebida Kombucha.

Marina Shirata, doutora pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), e Carolina Mendes Fossa, mestre pela mesma instituição, são as responsáveis pela startup Sow e estão sendo orientadas pela professora Valeriana Cunha, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), por meio do Ciaem.

“Na pesquisa, quando nos referimos a pessoas que possuem hábitos de alimentação saudável, estamos englobando quem consome mais vegetais e frutas, além de escolher produtos frescos e da linha saudável em estabelecimentos”, explica Shirata.

A empresa, que se encontra na fase MVP (produto mínimo viável), está trabalhando na elaboração de uma versão mais simples de um produto, utilizando o mínimo possível de recursos. Assim, o produtor avalia se determinada ideia pode trazer retornos financeiros e também recebe outros aprendizados para melhorar as suas estratégias de venda e fabricação.

Maracujá e açafrão; limão e gengibre; e morango e hibisco são alguns sabores de Kombucha. O líquido oferece benefícios hepáticos (detox), gastrointestinais e articulares, além de melhorar a disposição, construção muscular e sintomas de ressaca. A bebida natural, que também pode ser consumida para contribuir com a qualidade do sono, é composta por bactérias que fazem bem ao organismo humano e leveduras que têm o chá verde e o açúcar como essências. Isso significa que o produto é probiótico, levemente ácido e adocicado.

“Quando as bactérias fermentam o chá, elas produzem ácidos orgânicos que são muito benéficos no processo de digestão. Para o funcionamento intestinal, as bactérias e leveduras podem ajudar na colonização do intestino, isso ajuda os sistemas imunológico e endócrino”, afirma Shirata.

Os colaboradores que vão responder ao formulário encontram questões sobre idade, escolaridade, renda salarial, exercícios físicos e preferências alimentares.

O Chá verde (Camellia sinensis) é o principal ingrediente da Kombucha. (Foto: Bárbara Tiveron)

Ciaem

Ciaem, localizado no Bloco 5L do Campus Santa Mônica, é uma incubadora que tem o objetivo de incentivar a criação e o desenvolvimento de negócios em inovação e promover a cultura empreendedora.

“O papel da UFU é muito importante para nossa empresa no processo de incubação no Ciaem e, sem dúvida, na pesquisa, pois contribuirá para que tenhamos um conhecimento maior sobre o público-alvo do nosso produto através da divulgação do questionário”, relata Shirata.

O centro, que comemora 18 anos em 2022, faz parte da Divisão de Transferência de Tecnologia da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (a Agência Intelecto), que está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU).

Palavras-chave: Ciência kombucha bebida natural CIAEM saúde